MENU

Palestra sobre câncer de mama

Evento faz parte da campanha de conscientização sobre os riscos da doença

às 13h38
O Centro Universitário Tiradentes – Unit – realizou uma palestra em colaboração à campanha contra o Câncer de mama. O evento reuniu colaboradores, alunos e professores com o objetivo de alertar sobre a ocorrência de câncer de mama, sobretudo em mulheres jovens.
Compartilhe:

O evento é uma realização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Unit como forma de instruir seus colaboradores a respeito do tema. “Queríamos atingir o maior número de colaboradores e alunos da instituição, mostrando como realizar o autoexame da mamãe e quais os riscos que a doença traz”, destaca Jessyca Ferreira, presidente da CIPA.

A palestrante e psicóloga Alexsandra Amaral vivenciou o problema do câncer de mama aos 34 anos. Na oportunidade, compartilhou informações sobre a doença, seus fatores de risco e prevenção, além de dar seu depoimento sobre a experiência. “Foi um momento desesperador, pois havia a possibilidade de morte pelo estágio avançado da doença. Fiz exames, tratamentos invasivos e dolorosos, mas resolvi acreditar que era possível continuar a investir nos meus projetos”, afirma. Alexsandra ainda ensinou a fazer o autoexame e alertou sobre os sintomas de surgimento da doença.

O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Em 2010, ocorreram mais de 49 mil novos casos. O câncer de mama também pode acontecer no homem, embora seja raro, representa menos de 1% dos casos; o principal sintoma é um nódulo endurecido atrás do “bico” do peito, principalmente em pacientes acima de 50 anos.

Compartilhe: