MENU

Unit realiza Fórum de Desenvolvimento Regional e atende mais de 3 mil pessoas

Essa atividade de extensão possui o objetivo de fomentar o ensino-aprendizagem de seus alunos e exercer o compromisso de promover o desenvolvimento social e a prática da cidadania

às 17h13
Compartilhe:

Neste sábado, 16, o Centro Universitário Tiradentes – Unit realiza o Fórum de Desenvolvimento Regional. O evento acontece de 8h às 16h, no campus Amélia Maria Uchôa e oferece serviços diversos a sociedade. Na oportunidade também está sendo realizado uma feira de adoção em parceria com o Grupo Pata Amada, Neafa e CZT.

O Fórum de Desenvolvimento Regional é uma atividade de extensão e possui o objetivo de fomentar o ensino-aprendizagem de seus alunos e exercer o compromisso de promover o desenvolvimento social e a prática da cidadania. Tudo isso através da realização de atividades voltadas ao atendimento à sociedade, oferecendo serviços a comunidades carentes, especialmente às comunidades São Rafael, Santo Onofre, Grota do Arroz, Novo Horizonte, Aldeia do Índio, Vila Emater e demais comunidades adjacentes.

“O Fórum é o resultado de uma parceria com diversos órgãos públicos e privado, que possui o objetivo de servir a comunidade. Nossos alunos estão tendo a oportunidade de colocar em prática toda a teoria aprendida em sala de aula, socializando e proporcionando a sociedade um apoio fundamental, minimizando assim as dificuldades geradas pela ausência das politicas públicas”, colocou o reitor Dario Arcanjo.

“Esse evento é uma boa oportunidade de prestarmos assistência jurídica à população carente de Maceió, o que inclui as atividades inerentes à Defensoria Pública do Estado de Alagoas e à Justiça Estadual Alagoana, relativamente ao “Projeto Justiça Itinerante”, inclusive com o julgamento de processos cíveis”, coloca Rita Régis coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas do Unit.

Serviços Ofertados

A sociedade alagoana poderá participar da celebração de casamentos e adquirir documentos públicos como: RG, CPF, CTPS, Cartão do SUS, registro de nascimento, fazer o cadastro do Bolsa Família e do Título de Eleitor.

Os cursos de saúde do Unit se uniram e estão prestando vários atendimentos como; cuidados pertinentes à saúde bucal, limpeza, aplicação de flúor, vacinação, verificação da pressão arterial, orientação para prevenção de doenças, distribuição de preservativos,  teste de glicemia, teste micológico, vacinação e verificação das taxas de glicose.

O Curso de Direito, especificamente, através de seu Núcleo de prática Jurídica, em parceria com a Defensoria Pública de Alagoas e com o Tribunal de Justiça/AL, promovem o mutirão de julgamentos cíveis de processos consensuais (divórcio consensual, Acordo de Alimentos, Regulamentação de Guarda e Visitas de forma consensual; Reconhecimento e Dissolução de União Estável Consensual), bem como de processos de Jurisdição Voluntária (Retificação de Registro Civil; Suprimento de Óbito; Alvará Judicial por óbito e de Pensão de Alimentos Retida), atividades, essas, já confirmadas.

As oficinas que estão sendo oferecidas são: como fazer sabão e detergente. Oficina de reabilitação com material reciclável. Como elaborar currículo. Como se comportar numa entrevista de emprego. Planejamento financeiro e show de química.

Senac

Os cortes de cabelo e escovação ficaram a cargo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, que nesta ação possui o objetivo de devolver a autoestima a homens, mulheres e crianças. Aproximadamente 14 alunos estão participando da ação de prestação de serviços a sociedade, acompanhados pelas monitoras do curso de beleza.

“Essa é uma prestação de serviços muito gratificante, pois podemos mostrar beleza e devolver o bem-estar às pessoas. Sentir-se bem consigo mesmo é algo precioso. Nossos alunos estão podendo se aperfeiçoar e praticar tudo aquilo que aprenderam. Eles já chegaram ao fim do curso e estão prontos para atuar no mercado de trabalho”, afirma a professora Márcya Sá da área de beleza.

“Momentos como esses me ajudam a materializar tudo o que aprendi durante minhas aulas, a transformação é algo mágico. Estamos proporcionando algo novo para as pessoas, realizar sonhos é uma atitude nobre”, afirma a aluna do curso de beleza Ana Rúbia.

“Hoje pedi algo novo, um corte de cabelo em camadas, as expectativas são boas, espero que fique lindo. Essa atitude de atender a população é muito legal, só assim podemos ter acesso a serviços profissionais assim”, destaca Roberta Maria uma das assistidas pelo Senac.

Pata Amada

O Grupo Pata Amada tem como missão atuar no combate ao abono e aos maus tratos dos animais. Buscamos conscientizar a sociedade a respeito da necessidade de cuidarmos do meio ambiente e zelar pelo bem estar de todas as criaturas. Além disso, eles trabalham pelo controle populacional dos animais, por meio de esterilização, evitando assim o sofrimento de milhares de filhotes que nascem sem nenhum tipo de amparo.

“A expectativa de hoje é positiva  queremos ofertar 50 doações. Infelizmente os animais do Pata Amada não puderam comparecer pois estão passando por processos de fortalecimento de imunidade. Mas estamos contando com animais do CCZ e do Neafa. Os animais não são brinquedos, os animais de doação dão o mesmo carinho que aqueles que são comprados. Estamos aqui pra incentivar o não abandono e informar que quanto mais adoções tivermos, teremos menos acidentes e menos sofrimento”, coloca Monique Taciane coordenadora do Pata Amada.

 

Compartilhe: