MENU

Unit promove aulas ao vivo com intérpretes de Libras

Salas virtuais da faculdade contam com três profissionais de Libras e contribuem com a inclusão de alunos durante pandemia

às 20h01
Interpretes acompanham alunos nas aulas ao vivo
Interpretes acompanham alunos nas aulas ao vivo
Compartilhe:

Um dos objetivos do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS) do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) é prestar apoio pedagógico, psicológico e social aos discentes, inclusive aos que fazem parte da comunidade surda. Durante o isolamento social, por conta do novo coronavírus, a Unit tem realizado atividades e aulas ao vivo por meio das ferramentas do Google For Education, disponibilizando intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Atualmente, a instituição tem cinco alunos surdos e três intérpretes de Libras que participam de todas as aulas remotas em tempo real. Tornando o aprendizado deles viável, facilitando a interação dos estudantes com os docentes e o melhor de tudo: incentivando a inclusão no ambiente acadêmico.

Verônica Wolff Becker, psicopedagoga do NAPPS, ressalta que mesmo diante do cenário atípico, o núcleo continua oferecendo seus serviços, o que permite o acompanhamento dos surdos e a participação das intérpretes nas aulas. Ela ainda destacou o feedback positivo dos alunos e outros benefícios das aulas ao vivo com esse recurso.

“Os alunos estão se adaptando muito bem já que mesmo de forma remota eles podem tirar as dúvidas em tempo real. Com a participação das intérpretes nas aulas eles visualizam o professor e a intérprete e podem assistir as aulas posteriormente, já que elas também são gravadas. Acompanhando os depoimentos dos alunos, vemos que está tudo muito tranquilo sem comprometer a aprendizagem”, concluiu Verônica.

Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial

O NAPPS é um espaço de todos que compõem a Unit/AL. O Núcleo presta apoio pedagógico, psicológico e social aos discentes visando complementar e sugerir direcionamento no acompanhamento do processo de aprendizagem. Tanto no desempenho acadêmico, quanto em assuntos que tenham reflexo nesse desenvolvimento, particularmente, de ordem pedagógica, psicológica e social.

Além do atendimento voltado para o discente, o NAPPS presta apoio aos docentes e demais colaboradores da instituição. Os interessados podem procurar os profissionais do Núcleo, seja de forma espontânea ou através de indicações de professores, coordenadores ou direção.

Veja também: NAPPS continua atendimento durante o isolamento social

Por João Paulo Macena – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Compartilhe: