MENU

Unit participa de palestras no terceiro dia de Caiite


às 23h09
Compartilhe:

Nesta quarta-feira (17) o Centro Universitário Tiradentes – Unit – esteve no terceiro dia do Caiite com palestras nas áreas de Odontologia, Gestão, Nutrição, Medicina e Fisioterapia.

A professora Ana Carolina Calles, do curso de Fisioterapia, palestrou sobre a Avaliação da capacidade funcional no idoso e os aspectos práticos e de segurança. Segundo ela, a acessibilidade pro idoso é bastante comprometida por falta de políticas públicas, já que a quantidade de idosos têm aumentado significativamente e ainda não existe o enfoque na funcionalidade dessa faixa etária. Ana mostrou que 53% da população já teve algum problema de saúde e 43,1% são portadores de doenças crônicas, que é a maior causa de mortalidade e incapacidade no mundo são as doenças crônicas.

Ana Lídia Soares, professora do curso de Odontologia, discursou sobre a prevenção de doenças bucais em crianças e enfatizou que é preciso cuidar mesmo quando ainda não há dentes. “Hoje, já temos a Odontologia para bebês, que é uma área agregada à Odontopediatria. Essa é uma questão que deve ser inserida nos âmbitos privados e públicos, pois há comprovação científica dos efeitos benéficos desse tipo de tratamento”, destaca.

Ainda na manhã de hoje, o professor Jardson Guedes explanou sobre a Controladoria Governamental com Ênfase na Gestão Pública Municipal. Ele relembrou o histórico político brasileiro e o papel da gestão pública. Guedes fez questão de ressaltar que mesmo a passos lentos a Economia tem mudado e os processos políticos também.

Stand

Os alunos do curso de Medicina marcaram presença no evento oferecendo verificação de pressão arterial, teste de glicemia e orientações de qualidade de vida. Os futuros nutricionistas também estiveram no Caiite e ofereceram dicas para uma boa alimentação.

Tarde

A programação da tarde foi composta por apresentação de banners e projetos. O tema “Expansão e funcionamento dos conselhos municipais de meio ambiente no nordeste: os casos de Alagoas e de Sergipe”, ficou a cargo dos alunos José Hélio Barbosa Júnior. Quem apresentou o projeto “Panorama do desmatamento no limite de terras indígenas e quilombos na Amazônia brasileira”, foram as alunas Tainá Lima e Nathália Souza. A última apresentação foi “O Desmatamento Contra-Ataca”: impactos da mineração em unidades de conservação na Amazônia brasileira”, com o aluno Alan do Nascimento Pedrosa.

Na sala águas salgadas o professor Diego Freitas falou sobre a investigação acadêmica e elaboração de projetos científicos. A professora Janaína Accordi Junkes e Gilberto Costa Justino – UFAL, falaram sobre “Como e onde publicar artigos científicos”.

“Quando o quesito é produção, devemos ter muito cuidado o regionalismo da comunicação. Em trabalhos científicos devemos ter um cuidado especial, quando seus professores orientadores devolverem seus trabalhos revisados, fiquem felizes! Escolham um tema que tenha haver com vocês”, coloca a professora Janaína Accordi.

Noite

Os visitantes que marcaram presença nesta noite no Caiite puderam conferir a apresentação dos trabalhos; “Milagres acontecem: a espetacularização nas redes sociais”, com os professores Danielle Candido, Janaina Galdino de Barros e Luzan Beiriz. O projeto Emoção e seus componentes psicopatológicos que envolvem as relações sociais e de aprendizagem”, ficou a cargo do coordenador do curso de psicologia Filipe Gustavo Franco Sant Ana. Por fim o projeto “Educação por Competência no Contexto do Ensino Superior: A experiência do Unit AL”, foi apresentado pelo superintendente do Grupo Tiradentes Eduardo Peixoto e reuniu professores e gestores do Unit.

“A metodologia ativa chegou para trazer um diferencial no aprendizado dos alunos e novos métodos de ensino para os professores. A educação por competência permite com que todos participem do processo e tirem o melhor resultado dele”, afirma Eduardo.

Compartilhe: