Um dos objetivos do evento é proporcionar a troca de experiência entre os participantes de diversas regiões do país. O evento também contou com workshops de seis professores e os docentes convidados executaram projetos em inovação acadêmica nos Estados Unidos, Canadá, Chile e Porto Rico.
Quem também participou do evento foi Bennett Goldberg da Universidade de Boston, especialista em sala de aula invertida e em formação de professores para o uso de Metodologias Ativas. Ela falou sobre o tema “Treinar o treinador para a Mudança Institucional”.
Quem falou sobre “Curso Online de aprendizado ativo e Flipped Classroom (sala invertida)”, foi o professor Oscar Jerez, Doutor em Psicologia e diretor do Centro de Ensino e Aprendizagem da Faculdade de Economia e Negócios da Universidade do Chile.
A Unit foi representada pelo Coordenador Geral de Inovação Jardel Araujo e pelos Assessores de Integração Fabia Santos e pelo Fabiano Duarte.
“Este evento foi muito importante para trazer novidades da educação, uma verdadeira revolução e com bastante criatividade foi tratado diversos assuntos em uma nova forma de aprender. Foi uma excelente oportunidade pra a UNIT fazer parte deste Consórcio, que é inédito no país e reuniu instituições de ensino públicas e privadas”, afirma Fabiano.
STHEM Brasil
O sucesso dos estudantes em educação superior nas áreas de Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática (STHEM em Inglês: Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics) é uma preocupação quase universal.
Desafios nessas áreas incluem nível de preparação dos estudantes quando entram na universidade, retenção e aprendizagem do estudante nas principais habilidades para a economia do conhecimento. No contexto brasileiro, o desafio fundamental é o papel da educação superior e a importância da inovação em relação à qualidade da educação.
Universidades podem responder a esses desafios por meio da melhoria do ensino e da qualidade de aprendizagem, assim como explorar possíveis ligações com professores do Ensino Médio e Técnico/Profissional para melhor preparar estudantes para a educação superior.
A Iniciativa para o Desenvolvimento da Inovação Acadêmica – IDIA (em espanhol) propõe trabalhar com universidades, instituições, organizações governamentais e setor privado para a implementação da Iniciativa para avançado ensino e aprendizagem em Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática para o Brasil.
Nos 3 anos de programa, um grupo de 100 professores de 14 universidades diferentes vai implementar mudanças em seu ensino, que refletirá um movimento para que o ensino seja centrado no aluno, com objetivos futuros de conectar professores do Ensino Médio e Técnico/Profissional com professores da universidade em uma efetiva metodologia de ensino para as áreas de STHEM.