MENU

Unit oferece atendimento pediátrico em clínica

Consultas para atendimento pediátrico são realizadas por estudantes de Medicina acompanhados de um professor. Agendamento é por telefone

às 13h26
Compartilhe:

A Policlínica do Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas funciona como qualquer serviço ambulatorial e fornece, dentre suas especialidades, atendimentos na área de pediatria. O serviço funciona as terças e sextas no período da manhã e geralmente são agendados cinco pacientes para o atendimento pediátrico. A quantidade é justificada porque o ambulatório é de ensino, feito com estudantes do quinto período do curso de Medicina junto com um docente.

O professor e médico pediatra Paulo Medeiros explica que o paciente chega e é atendido como se estivesse em qualquer outro consultório ou ambulatório. “Lá é feito a apresentação e a história clínica mais ampla possível. Também é feito um exame físico levantando hipóteses de diagnósticos e se forem preciso exames, eles serão solicitados e agendados pelo SUS/CORA”, explica. 

O médico destaca para a importância de os responsáveis levarem suas crianças ao pediatra. “É importante acompanhar o desenvolvimento e o crescimento da criança e para isso existe uma periodicidade que se é recomendada. No primeiro ano de vida até os seis meses ele deve ir todo mês, depois a cada dois meses até completar um ano. Após isso indo de três em três meses e a partir daí indo a cada seis meses ou um ano dependendo da criança”.

Nessas consultas são levantadas todas as hipóteses de diagnóstico: alimentar, para saber se a alimentação está ou não adequada; nutricional, onde são analisados o peso, estatura, períneo encefálico e calculado o IMC da criança; o desenvolvimento psicomotor para acompanhar as habilidades como a fala; o social, para saber dos riscos que a criança possa estar passando; o imunológico, onde é acompanhado o calendário vacinal e o nosológico e etiológico de doenças.

Todo esse diagnóstico tem duração de em média 50 minutos e é realizada na forma de consulta numa conversa com os pais e em análise física pelos estudantes de medicina acompanhados do professor que faz sua avaliação do atendimento posteriormente orientando-os da melhor forma.

Para garantir atendimento pediátrico ou de outra especialidade médica, o interessado deve fazer o agendamento pelos telefones 3311-3209 e 98886-6911, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 16h.

Compartilhe: