MENU

Unit: laboratórios de saúde auxiliam na formação acadêmica

A Unit Alagoas acredita que toda experiência durante o curso facilita e capacita o profissional, principalmente nas vivências em seus laboratórios de práticas e estudo

às 21h26
Compartilhe:

Durante a formação, o aluno necessita de experiências práticas que reforcem os assuntos teóricos vistos em sala de aula. E, isso acontece independente da área, e ainda mais forte na área de saúde, afinal, toda experiência prática durante o curso facilita e capacita o profissional, principalmente quando falamos das vivências durante o internato. 

Para a professora Ana Carolina, do curso de Medicina da Unit Alagoas, essas habilidades são potencializadas quando o aluno possui contato direto com laboratórios que são essenciais  durante esse aprendizado. 

“O curso de Medicina da UNIT, dentro da disciplina de habilidades cirúrgicas, dispõe de um centro para treinamento específico das habilidades do estudante. É um ambiente de total simulação, e isso reflete nas condutas, pois o aluno aprende as normas seguidas dentro de um centro cirúrgico. Na primeira etapa, os alunos são capacitados com os conceitos básicos de cirurgia como: escovação e paramentação, montagem de mesa cirúrgica, suturas, etc. Na segunda etapa, assumem uma postura mais avançada e utilizando os conceitos aprendidos, executam procedimentos em modelos sintéticos e em animais”, frisa. 

A professora reforça, ainda, a importância desse momento e como ele ajuda em situações futuras. “Acreditamos no diferencial do treinamento oferecido e como ele auxilia nas competências da formação. Além disso, quando há contato com o paciente, isso durante o internato, essa exposição facilita o processo”, finalizou. 

Conheça alguns dos laboratórios da  Unit Alagoas que auxiliam na formação do profissional de saúde

  • Laboratório de Anatomia onde o aluno tem contato com estruturas do corpo, com peças reais e sintéticas;
  • Laboratório de habilidades cirúrgicas que possibilita simulações e ensinamentos de habilidades cirúrgicas; 
  • Laboratório de Microbiologia para o estudo de bactérias e fungos; 
  • Laboratório de Histopatologia que auxiliam os alunos em análise de lâminas em microscópio;
  • Laboratório de Morfofuncional para realizar as leitura de imagens e lâminas;
  • Laboratório de habilidades clínicas onde o aluno consegue participar de simulações de de atendimento em clínica; 
  • Centro de Simulação Realística – CSIM, que é responsável por ser um centro realístico de simulações, onde o aluno consegue potencializar habilidades existentes e aprender mais sobre procedimentos cirúrgicos.   
  • Laboratório multidisciplinar de nutrição para práticas de técnicas dietéticas
  • Laboratórios de Enfermagem que possibilita a simulação de uma enfermaria de hospital
  • Laboratório de Habilidades Emergenciais para o aprendizado de técnicas de urgência e emergência
  • Laboratórios de Odontologia com equipamentos de raio x, leituras de imagens, aulas multidisciplinar.
Compartilhe: