MENU

Unit integraliza jovens em oportunidade de primeiro emprego

Jovens aprendizes contam como é válida a experiência do programa de aprendizagem

às 20h49
Compartilhe:

No Brasil, as duas principais vias de ingresso no mundo do trabalho passam pelos programas de estágio e aprendizagem, que são regidos respectivamente pela chamada Nova Lei do Estágio, estabelecida em 2008,e pela Lei da Aprendizagem, estabelecida no ano 2000. O programa de aprendizagem é uma grande oportunidade para a juventude brasileira na busca pelo primeiro emprego, e o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) é uma das instituições que integralizam esses jovens através de oportunidades.

Pensado para jovens entre 14 e 24 anos incompletos, a Lei da  Aprendizagem é hoje a principal política pública de combate ao trabalho infantil. A lei determina que entre 5% e 15% das vagas das empresas de médio e grande porte sejam destinadas a estes jovens, sendo estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou formado.

Foi buscando oportunidades, que Ana Camille buscou no programa jovem aprendiz a experiência em ter sua primeira experiência no mercado de trabalho. “Uma amiga da família me falou que a Unit estava contratando menor aprendiz, então enviei o meu currículo por e-mail. Participei da seleção, da entrevista pelo google meet e depois fui chamada. Creio que essa primeira oportunidade seja muito importante. Estou em constante evolução, me adaptei muito bem à empresa e sei que está sendo muito bom para o meu desenvolvimento pessoal e da instituição”, contou Ana Camille Miranda Moreira, jovem aprendiz na Unit/AL.

Para Carla Melissa Matias Cardoso – que também é jovem aprendiz na Unit, a inserção no mercado de trabalho proporciona crescimento pessoal e profissional. “Está sendo uma experiência ótima, que nunca tinha vivido e está me trazendo conhecimentos novos e muito aprendizado. É uma honra trabalhar na Unit como jovem aprendiz!”.

Uma lei sobre oportunidades

O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

Os jovens têm a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver competências para o mundo do trabalho, enquanto os empresários têm a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país, difundindo os valores e cultura de sua empresa.

Em Alagoas, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE é uma das instituições parceria das Unit/AL. Saiba mais através do site da instituição: https://portal.ciee.org.br/al/

Compartilhe: