MENU

Unit inova no Caiite e apresenta projeto de Drenagem e Aproveitamento da Água de Condicionadores de Ar

O objetivo principal deste projeto é o aproveitamento da água dos condicionadores de ar propondo a utilização deste recurso em atividades que não necessitam de água potável

às 14h41
Compartilhe:

O Centro Universitário Tiradentes – Unit – apresenta mais uma inovação no Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia – Caiite. Desta vez a criação veio por meio dos alunos do curso de Engenharia Mecatrônica.

O projeto de drenagem e aproveitamento da água de condicionadores de ar possui o objetivo de utilizar esse recurso líquido para atividades que não necessitam da potabilidade, para assim movimentar a economia e evitar desperdícios nas galerias fluviais.

Com a atual crise no fornecimento de água, o aproveitamento de recursos hídricos alternativos como o das chuvas e o líquido que sai dos condicionadores de ar, fulguram como alternativas valiosas quando a questão é o aproveitamento destes recursos.

O objetivo principal deste trabalho é o aproveitamento da água dos condicionadores de ar propondo a utilização deste recurso em atividades que não necessitam de água potável e podem representar uma economia significativa do consumo geral sem que seja desperdiçada nas galerias fluviais um bem de tal importância. Para tal este projeto propõe a canalização e armazenamento da água oriunda dos drenos dos condicionadores de ar.

Os desenvolvedores deste projeto foram os alunos Ekystaine de Siqueira Silva, Franklin Soares Batista, Iranildo Marques Quirino, José Carlos Santos Silva e Juliana de Freitas Oliveira, orientados pelos professores Edilson Ponciano e Agnaldo Cardozo Filho.

 

Projeto

 

Este conceito de aproveitamento de água dos condicionadores de ar é um processo simples, podendo ser executado por qualquer pessoa desde que esteja habilitada a utilizar as ferramentas de trabalho e devidamente autorizada pelos órgãos de regulamentação. O diferencial é que ele também será interligado ao sistema de drenagem de águas da chuva, potencializando, assim, o aproveitamento de água.

Através dessa drenagem e aproveitamento da água de condicionadores de ar, obtemos uma economia de água em torno de 400 ml/h de água, dependendo da umidade relativa do ar em cada região. Levando em consideração a umidade relativa do ar em Alagoas, que chega em média de 68%, em 12h com o condicionador de ar de 12.000 BTUs ligado, das 7h às 19h, serão 4,5 litros aproveitados e em 30 dias, serão aproveitados 135 litros de água que seriam desperdiçadas.

Concluímos que um condicionador de ar comum libera cerca de quatro litros de água, em 12 horas, para manter o ambiente refrigerado, podendo aumentar em situações que existam mais de um aparelho de ar condicionado. Contudo, teremos uma economia significativa no consumo de água potável, pois para lavagem de calçadas, pátios, fachadas, utilização em descargas de banheiro, entre outros, apenas utilizaremos com prioridade águas geradas pelos condicionadores de ar. No caso de falta de água captada nos reservatórios, o sistema irá acionar o mecanismo normal de abastecimento de água externa, dando segurança e praticidade na utilização do sistema como um todo.

Compartilhe: