Saber uma nova língua exige, além da competência linguística, outras competências, que envolvem o conhecimento relacionado não só à língua, mas também à cultura, que vai além do mero desenvolvimento sociocultural, e pode ser entendida como um modo de compreensão da relação entre “o mundo de onde se vem” e “o mundo da comunidade-alvo”.
O evento vai contar com apresentações de dança, degustação de comida típica e stands com explicações sobre roupas, língua e músicas. Os alunos vão mostrar também um pouco sobre a cultura de dois países de língua espanhola: México e Espanha. Aproveitando o momento para falar sobre a diferença da língua espanhola nos dois países.
“Através da abordagem intercultural de educação, buscamos mostrar como é possível revelar aspectos linguísticos e culturais que vão se ajustando a fim de estabelecer uma comunicação efetiva. Pesquisar novos recursos materiais para, através do ensino deste idioma, abrir caminhos para a formação do cidadão, dando-lhe oportunidades de conhecer a língua espanhola e fazê-lo adentrar em um universo de conhecimento maior ligado às culturas”, afirma a coordenadora do Unit Idiomas Danielle Dowsley.