MENU

Unit fomenta a Segurança Pública do Estado de Alagoas

Alunos de Pós-Graduação apresentaram teses de TCC’s voltadas para a solução da criminalidade

às 18h22
Compartilhe:

O Centro Universitário Tiradentes – Unit – fomenta o desenvolvimento da educação continuada no Estado e em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp e o Núcleo de Ensino da Defesa Social ofertaram três cursos para a capacitação de 118 agentes da segurança pública. A formatura aconteceu no Teatro Deodoro e reuniu autoridades do Governo de Alagoas.

Com a evolução dos métodos de trabalho, os profissionais são conduzidos a buscar novas capacitações e recursos a fim de adquirir habilidades e competências mais eficientes. Investir uma parte do tempo em atualizações permite ao servidor público e ao colaborador das instituições privadas um melhor rendimento e novos resultados. A educação continuada permite a profissionalização dos serviços prestados.

Os 118 agentes da segurança pública, entre Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, concluíram os cursos de Pós-Graduação no Unit com teses de conclusão voltadas para o desenvolvimento de soluções para a violência em Alagoas.  As capacitações foram sobre Qualidade de vida, Saúde e Segurança no trabalho, com 40 concluintes, Gerenciamento de projetos, com 40 especializados e Pedagogia estratégica, com 38 formandos.

Por meio do convênio 7775826/2012, os cursos ofertados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e coordenados pelo Núcleo de Ensino da Defesa Social em parceria com o Centro Universitário Tiradentes – Unit – totalizou um investimento de aproximadamente 780 mil reais.

“O Unit chega à noite de hoje em clima festivo, essa caminhada começou há algum tempo, repleta de desafios, dificuldades e vocês superaram tudo, sempre na busca do objetivo maior, a qualificação profissional. A busca pelo conhecimento é um caminho estruturante que nos leva ao aperfeiçoamento como cidadãos. Nos comprometemos em ofertar cursos com a qualidade acadêmica necessária para que, ao concluírem, vocês tenham a experiência necessária para elevar a qualidade dos serviços prestados. Queremos parabenizar cada um dos nossos alunos que com dedicação não mediram esforços para participar das ações integralmente. Esperamos que os projetos elaborados sejam aproveitados. E fica nosso pedido ao Secretário, que utilize todo esse conhecimento para tornar Alagoas mais forte”, destacou o reitor Dario Arcanjo de Santana.

Diferencial Competitivo

A oportunidade também permitiu que três alunos de cada instituição, Policia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros pudessem receber seus certificados e assim representar as respectivas turmas. Os cursos propiciaram o aprofundamento dos alunos em estudos de casos, nos quais puderam aliar teoria à prática. O tripé de conhecimento, habilidades e atitudes fortaleceu os novos especializados, despertando um movimento de colaboração, no qual os três poderes contribuíram, juntamente, para a elaboração dos projetos para a melhoria da segurança pública de Alagoas. Os oradores de cada curso colocaram satisfação e reconhecimento em seus discursos, ficando a sensação de dever cumprido.

“Essa formatura coroa uma trajetória de sucesso. Foram três turmas: MBA em Gestão de Projetos, Especialização em Qualidade de vida, Saúde e Segurança do trabalho e a especialização em Pedagogia estratégica. Os cursos foram montados dentro da matriz da SENASP de forma que trouxesse o mais amplo conhecimento, mas sempre com atividades práticas trabalhando o tripé conhecimento, habilidades e atitudes. A segurança pública é um tema controverso, pois requer não só uso de autoridade e força, mas principalmente inteligência e estratégias. Podemos afirmar, pelas avaliações dos professores e avaliações dos alunos, que os cursos realizados pelo Unit foram ministrados de forma a contribuir com essa premissa formando melhores servidores que com certeza poderão aplicar seus conhecimentos em prol da melhoria da segurança no Estado”, colocou Maria Ângela Costa Lino, diretora de Educação Corporativa do Grupo Tiradentes e coordenadora acadêmica dos três cursos ministrados.

Estiveram presentes o secretário da Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto; o Coronel da Polícia Militar Subcomandante geral, Louvercy Monteiro; Coronel Antoney Freitas dos Santos- Subcomandante geral do Corpo de Bombeiros; Delegado geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira; Secretário adjunto da Defesa Social e Ressocialização, Delano Rolim; Delegada adjunta da Polícia Civil, Luci Mônica.

“Nesta noite sinto orgulho em estar nesse centenário teatro, formando 118 profissionais da segurança pública de Alagoas. É desse tipo de profissional que precisamos, um servidor capacitado para fazer o melhor pela sociedade. Agradecemos a cada um e a todos que fazem o conjunto da segurança pública, pois os senhores serão multiplicadores de conhecimento. Saiam daqui para fazer o melhor, levem para as instituições, as quais pertencem, o conhecimento que adquiriram. Vocês vão transformar a segurança para melhor”, colocou o secretário da Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

Apresentação das teses de TCC

Na primeira sexta-feira deste mês de março, aconteceram as apresentações das teses dos TCC’s dos agentes da segurança pública. O evento foi realizado no bloco C do Unit, e reuniu Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil. Um dos objetivos da apresentação é que as ideias sejam aproveitadas para o desenvolvimento de novas soluções, com foco na diminuição da violência em Alagoas.

 

Compartilhe: