MENU

Unit e CNJ promovem a XVII Semana Nacional de Conciliação

Semana de Conciliação acontecerá entre os dias 07 a 11 de novembro no Núcleo de Práticas Jurídicas da Unit Alagoas

às 20h57
Compartilhe:

Entre os dias 07 e 11 de novembro, o Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas e o Conselho Nacional de Justiça promovem a XVII Semana Nacional de Conciliação. A campanha em prol da conciliação e mediação, realizada anualmente desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais, que selecionam processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito.

O objetivo é demonstrar que o método de solução de conflitos está disponível todos os dias nos tribunais, mesmo fora da campanha anual e, também, na fase pré-processual do conflito. Em 2022 essa campanha retorna a modalidade presencial, sendo um evento ainda mais importante, pois irá proporcionar ao aluno a experiência prática de assuntos vistos em aula. 

A professora e coordenadora do Núcleo de Prática Jurídicas (NPJ) da Unit, Patricia Oliveira, reafirma o compromisso da instituição com a sociedade alagoana e a importância do evento. “Por seu padrão de qualidade, o Centro Universitário Tiradentes é sempre acionado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas para firmar parcerias como esta, uma vez que se destaca com excelência em todas as atividades em que é participante, através do seu Núcleo de Prática Jurídica, e proporciona o fomento do ensino-aprendizagem”, comentou. 

Além da responsabilidade social, que visa promover a cultura de paz através da resolução consensual dos conflitos na sociedade alagoana, trata-se da oportunidade de proporcionar o fomento do ensino-aprendizagem humanístico do aluno do curso de Direito, viabilizando o aprendizado prático, especialmente nas disciplinas de Prática Profissional na Área Cível, Processo de Conhecimento I, Métodos Alternativos de Solução de Conflito, e claro, beneficiar a comunidade local ao passo em que, promove uma melhoria qualitativa do processo de ensino e aprendizagem, mediante atendimento do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.    

Para a Semana Nacional da Conciliação, os tribunais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito.

Caso o cidadão ou a instituição tenha interesse em incluir o processo na Semana, deve procurar, com antecedência, o tribunal em que o caso tramita.

        

Compartilhe: