MENU

Unit e Casa de Direitos estudam parceria para atender população do Jacintinho

Gestor da Casa de Direitos, Ronaldo Targino, recebeu a coordenadora do curso de Direito do Unit, Karoline Mafra Sarmento, e o coordenador de Extensão, Jailton Nicácio, para discutir parceria

às 14h08
Compartilhe:

A Casa de Direitos e o Centro Universitário Tiradentes (Unit) estão avaliando a assinatura de um termo de cooperação para que os estudantes possam atuar no atendimento e orientação da população do Jacintinho de modo semelhante ao realizado no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da instituição. Enquanto a questão é analisada, duas grandes atividades itinerantes foram programadas para outubro.

O objetivo é aumentar ainda mais a prática profissional dos alunos aliada à divulgação sobre direitos e informações específicas para a população do Mirante do Jacintinho e região, baseado nas demandas indicadas nos cerca de 300 atendimentos mensais da Casa de Direitos, que reúne serviços do Estado, Município e Judiciário, sendo coordenada pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz).

“Os serviços mais procurados são divórcio e pensão alimentícia com a Defensoria Pública Estadual, a emissão de Carteira de Trabalho e cursos profissionalizantes com a Secretaria de Estado do Trabalho, e resolução de conflitos relacionadas a consumo com o Procon. Todos são situações em que os alunos da Unit podem auxiliar no atendimento da população com a explicação de questões específicas e auxílio nas negociações”, comentou Ronaldo Targino, gestor da Casa de Direitos e superintendente de Promoção da Cultura de Paz da Sepaz.

Em uma das reuniões em que discutiram o assunto, realizada na última sexta-feira (26), Ronaldo Targino reuniu-se com a coordenadora do curso de Direito do Unit, Karoline Mafra Sarmento, e o coordenador de Extensão, Jailton Nicácio. Eles levantaram em quais áreas os alunos da antiga Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) poderiam atuar com os moradores do Jacintinho, a exemplo do que o NPJ já realiza na Comunidade São Rafael, ao lado do prédio da instituição.

“De acordo com os dados, podemos ter os alunos de Administração e Recursos Humanos dando dicas para entrevistas de empregos e elaboração de currículos. Nas Ciências Contábeis, palestras sobre superendividamento com cartões de crédito, que é uma situação onde muitas pessoas acabam se iludindo e acabam presos a renegociações com juros exorbitantes. Tem a questão dos Direitos da Criança, Trabalhistas, Previdenciário, vários pontos em quais os estudantes podem praticar sua futura profissão e ainda auxiliar no esclarecimento da população”, explicou a professora Karoline.

Dia das Crianças

Para começar a testar metodologias e a integração entre estudantes universitários e população, duas grandes ações itinerantes serão realizadas na Praça do Mirante, em outubro, para o Dia das Crianças e no fim do mês.

“Podemos trazer algumas coisas que já fazemos nas ações itinerantes da Unit e aliá-las com as características da comunidade do Jacintinho aproveitando este espaço da Praça e também da Casa de Direitos, para os atendimentos mais particulares”, sugeriu o professor Jailton. “Assim começamos a conhecer as pessoas do bairro e levantar que tipo de ações e projetos podemos trazer para o Jacintinho”.

As brincadeiras e atividades estão marcadas para 9 de outubro. Além disso, a Sepaz levará para a praça a campanha do desarmamento infantil e educação para paz. A Unit levará ações de saúde para crianças e adultos, como escovação dos dentes, aplicação de flúor, vacinas, orientação nutricional, aferição de pressão e glicemia.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: