MENU

Unit discute implantação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal


às 14h02
Nesta semana a coordenação do curso de Ciências Contábeis reuniu-se com a representante do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF, da Receita Federal do Brasil em Alagoas, Valéria Bezerra, para discutir a implantação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF na instituição. A reunião aconteceu na sede da Secretaria da Receita Federal em Maceió-AL.
Compartilhe:
O NAF visa capacitar os alunos para atendimento aos contribuintes (pessoas físicas e jurídicas), sobre os mais diversos assuntos relacionados à questão fiscal, onde os facilitadores são Auditores da Receita Federal.
“Oportunidades como essas possibilitam aos nossos discentes uma vivência prática sobre a educação fiscal”, afirma o coordenador interino do curso de Ciências Contábeis Jardson Guedes.
Entenda o NAF
 
O NAF é uma experiência oriunda da Receita Federal do Brasil, país onde o núcleo já está presente em mais de 60 instituições de ensino superior. Por meio do NAF, a administração tributária brasileira tem treinado estudantes universitários de contabilidade em matéria contábil e fiscal e em ética profissional para que os alunos possam mais tarde, durante seus serviços à comunidade ou carga horária de prática profissional, sob a supervisão de seus professores, orientar pessoas físicas ou jurídicas de baixa renda sem nenhum custo.
O que são os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal?
 
A Receita Federal iniciou, no ano de 2011, projeto pioneiro de educação fiscal no âmbito universitário de apoio às pessoas físicas de baixa renda e às micro e pequenas empresas. Essa iniciativa, que no Brasil foi denominada com Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), tem como finalidades principais:
 – dar suporte contábil e fiscal às pessoas físicas de baixa renda (inferior a R$ 35.000.00, aproximadamente), às micro e pequenas empresas e ao público interno das instituições de ensino onde os núcleos se situam.
Compartilhe: