MENU

Unit conquista primeiro lugar no projeto de empreendedorismo 'Em Ação’

A fase final contou com mais de 20 ideias finalistas, enquanto as ações capacitaram 50 estudantes, impactando mais de 900 alunos

às 14h52
O Centro Universitário Tiradentes – Unit fomenta o desenvolvimento de boas práticas de seus alunos e professores. Na última quinta-feira, 26, os alunos do curso de Engenharia Mecatrônica conquistaram o primeiro lugar no projeto 'Em Ação’. O evento aconteceu no auditório do Palácio do Governo de Maceió.
Compartilhe:

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo entre jovens universitários, o projeto teve início em abril deste ano, apresentando aos estudantes, através de palestras e capacitações, noções de mercado e estratégias diretas voltadas para a criação de empresas e desenvolvimento de aplicativos. .

Na última quinta-feira, 26, as melhores ideias de negócios desenvolvidas por estudantes de instituições de ensino locais, foram premiadas. Quem levou o primeiro lugar pra casa foram os estudantes Ekystaine Siqueira, Franklin Soares, Juliana de Freitas, Iranildo Marques e José Carlos Santos, do 4º período do curso de Engenharia Mecatrônica do Unit, que desenvolveram um sistema de automação para reutilização de água dispensada por condicionadores de ar. A orientação do projeto ficou a cargo dos professores Orientadores do projeto Edilson Ponciano, Antônio Oliveira e do coordenador do curso Agnaldo Cardozo Filho.

Os idealizadores das criações selecionadas receberão cursos de empreendedorismo, design, consultorias nas áreas de gestão, jurídica e construção da identidade visual. A premiação foi realizada em parceria com o Sebrae Alagoas e Estúdio Arca, empresa integrante do Arranjo Produtivo Local (APL) Tecnologia da Informação. O projeto faz parte da Semana Global de Empreendedorismo, que é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

“Esse prêmio é muito importante para o desenvolvimento da formação profissional dos alunos do Unit. Com a nova metodologia de ensino e aprendizagem, de currículo por competências, o Unit permite com que os alunos conquistem resultados significativos já nos períodos iniciais. Por meio do desenvolvimento dessas novas tecnologias, podemos contribuir para transformação do estado de Alagoas”, coloca a coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica Agnaldo Cardozo Filho.

O Projeto

O projeto Sistema de Automação de Aproveitamento da água de condicionadores de ar possui o objetivo de utilizar recursos líquidos para atividades que não necessitam da potabilidade, para assim movimentar a economia e evitar desperdícios nas galerias fluviais.

Este conceito de aproveitamento de água dos condicionadores de ar é um processo simples, podendo ser executada por qualquer pessoa, desde que esteja habilitada a utilizar as ferramentas de trabalho e devidamente autorizada pelos órgãos de regulamentação. O diferencial neste projeto é que ele também será interligado ao sistema de drenagem de águas da chuva, assim potencializando o aproveitamento de água.

Através dessa drenagem e aproveitamento da água de condicionadores de ar, obtemos uma economia de água em torno de 400 ml/h de água, dependendo da umidade relativa do ar em cada região. Levando em consideração a umidade relativa do ar em Alagoas, que chega em média de 68%, em 12h com o condicionador de ar de 12.000 BTUs ligado, das 7h às 19h, serão 4,5 litros aproveitados e em 30 dias, será aproveitado 135 litros de água, que seriam desperdiçadas.

Concluímos que um condicionador de ar comum libera cerca de quatro litros de água, em 12 horas, para manter o ambiente refrigerado, podendo ser aumentado em situações que existam mais de um aparelho de ar condicionado. Contudo podemos ter uma economia significativa no consumo de água potável, pois para lavagem de calçadas, pátios, fachadas, utilização em descargas de banheiro, entre outros, apenas utilizaremos com prioridade águas geradas pelos condicionadores de ar. No caso de falta de água captada nos reservatórios, o sistema irá acionar o mecanismo normal de abastecimento de água externa, dando segurança e praticidade na utilização do sistema como um todo.

Compartilhe: