MENU

UNIT Alagoas recebe nota máxima do Ministério da Educação


às 21h54
Nesta quinta-feira (05), o Centro Universitário Tiradentes – Unit AL foi reconhecido como a única instituição de ensino superior de Alagoas com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). O ato de recredenciamento foi realizado no último mês de agosto e recebeu nota 5, em uma escala de 0 a 5.
Compartilhe:

“Em 13 anos de trajetória no estado de Alagoas, já comemoramos e alcançamos várias vitórias. Em tão pouco tempo, a instituição, que começou como faculdade, conseguiu se consolidar como um Centro Universitário educacional de alto padrão de qualidade. Agora em 2019, a Unit Alagoas conseguiu o reconhecimento de obter nota 5 na avaliação de recredenciamento do Ministério da Educação. Se obtém conceito em cursos, mas a instituição como um todo receber nota máxima do MEC é de um orgulho imenso”, afirma o professor Dario Arcanjo, reitor do Centro Universitário Tiradentes.

A comissão do órgão normativo de educação visitou a instituição e avaliou pontos como Política de Ensino, Graduação, Pós-Graduação, Responsabilidade Social, Infraestrutura, Pesquisa e Extensão. A avaliação é uma referência para que os futuros universitários possam escolher instituições credenciadas e qualificadas.

Recredenciamento Institucional

Para iniciar as atividades do Campus Amélia Maria Uchôa, no bairro de Cruz das Almas, a Unit solicitou o credenciamento junto ao MEC. Inicialmente, recebeu o título de Faculdade Tiradentes e ao longo desses 13 anos, se tornou Centro Universitário, por manter seu funcionamento regular e com padrão de qualidade.

“Esse resultado é, sobretudo, de um esforço em torno da produção de conhecimento que tem o claro objetivo de mudar a vida dos alagoanos para melhor. Entre professores, alunos e profissionais do corpo técnico-administrativo, as pessoas são a força motriz do Centro Universitário Tiradentes e assumem, diariamente, um pacto pela construção de um futuro cada vez mais pujante para a nossa sociedade”, pontua Dario Arcanjo.

Em sua trajetória, a Unit conquistou o conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), obteve o maior Marketing Share – passando a ter o maior número de alunos entre as instituições privadas de ensino superior de Alagoas – e atingiu o maior Índice Geral de Cursos (IGC) entre as IES do estado, passando a ter nota 4.

O reitor do Centro Universitário ressalta, ainda, os contínuos serviços que a instituição presta à sociedade e aos parceiros, entre eles o Hospital Veredas – que tem apoiado e contribuído para o desenvolvimento da qualidade e atividades práticas dos alunos da área de saúde.

“Nós somos uma instituição privada com fins lucrativos, mas somos também, dentro do estado de Alagoas, a instituição com maior responsabilidade social. Em todos os nossos cursos há esse compromisso de atendimento à comunidade do nosso entorno e de outros bairros. Esse é o DNA da nossa instituição, trabalhar em parceria com a sociedade e com a cadeia produtiva, unindo forças para servir as comunidades, principalmente aos mais carentes que vivem sem ter diretamente os benefícios e proteção das políticas públicas”, ressalta Dario Arcanjo.

Prova deste compromisso é a Policlínica, que conta com nove ambulatórios de diversas especialidades médicas e atendimentos gratuitos para a comunidade nas áreas de Infectologia, Dermatologia, Reumatologia, Nefrologia, Ginecologia, Obstetrícia, Geriatria, Psiquiatria, Psicologia, Cardiologia, Fisioterapia. E ainda, o Núcleo de Práticas Jurídicas, que oferece o acesso à justiça para um maior número de pessoas e a efetiva aprendizagem ao aluno.

Projetos Futuros

Visto os investimentos e a postura arrojada, com foco no futuro, a Unit implantará um Centro de Inovação e Empreendedorismo, o Unit BIZ, que será um instrumento de relacionamento com segmentos do mercado produtivo para estreitar laços e oferecer produtos inovadores.

Além disso, dispõe de um Instituto de Pesquisa na cidade de Boston (EUA), que é base do Programa de Internacionalização e viabiliza que os alunos realizem intercâmbio com as melhores e maiores universidades do mundo.

Texto: Samira O’hara – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Compartilhe: