MENU

Unit Alagoas realiza aula inaugural de Mestrado e Doutorado

De forma virtual, via Google Meet, aula contou com palestra ‘Ciência de Dados, Jornalismo de Dados e Interdisciplinaridade’

às 19h28
Aula foi ministrada no Google Meet
Aula foi ministrada no Google Meet
Compartilhe:

Na tarde desta segunda-feira (10), o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) realizou uma aula inaugural dos cursos de Mestrado e Doutorado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas. 

De forma virtual, através da plataforma Google Meet, a aula contou com a palestra ‘Ciência de Dados, Jornalismo de Dados e Interdisciplinaridade’, com o Professor Dr. Rafael Santos, do Programa de Pó-Graduação em Computação Aplicada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 

Na oportunidade, foi mostrado como a Ciência de Dados (em inglês: data science) pode ser voltado para o estudo e a análise de dados econômicos, financeiros e sociais, estruturados e não-estruturados, que visa a extração de conhecimento, detecção de padrões e/ou obtenção de insights para possíveis tomadas de decisão. 

Sobre o palestrante:

Rafael Duarte Coelho dos Santos é Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Pará (1990), obteve seu mestrado e doutorado em Ciência da Computação (Inteligência Artificial Aplicada) no Kyushu Institute of Technology no Japão, respectivamente em 1995 e 1998. Foi pesquisador visitante e fez estágio pós-doutorado na Universidade Johns Hopkins, EUA. Atualmente é tecnologista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais atuando em pesquisa e desenvolvimento em aplicações de inteligência artificial (data mining, processamento de imagens, sistemas inteligentes, técnicas e aplicações de big data/e-science). Autor do livro Introdução à Programação Orientada a Objetos usando Java, publicado como parte da Coleção Campus/SBC.

Saiba mais sobre os cursos de Mestrado e Doutorado da Unit/AL.

Compartilhe: