MENU

Unit Alagoas participa do IV Concurso de Júri Simulado

Evento acontece entre 12 e 22 de setembro, no auditório da OAB - AL

às 19h10
Compartilhe:

Neste ano, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas está promovendo a 4º edição do Concurso de Júri Simulado, a primeira edição após a Covid-19. O Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas está participando do concurso de simulação do júri – uma disputa entre os cursos de Direito do estado, que promove a prática simulada da Tribuna de Júri. 

Durante a competição, a Unit Alagoas está representada pelos acadêmicos: Ricardo Macedo Carneiro de Albuquerque, Débora Stela de Almeida Barbosa, Francisco Sérgio Sarmento Ramos, Agilson Barbosa da Silva, Nathália Rodrigues da Silva, Michaell Douglas Gomes de Souza, sob a orientação dos professore Rodrigo Ferro e André Sampaio e com a  participação especial do egresso e campeão individual de edições passadas, Vitor Willyam.

O professor Rodrigo Ferro conta como a experiência é enriquecedora na formação do futuro advogado.

“A prática simulada é a maneira mais adequada de fazer com que os estudantes ponham na prática todo o conhecimento adquirido em aula. Em se tratando de um ato tão específico que é o Júri, a importância é ainda maior, já que no júri, o profissional deve saber trazer o direito ao caso concreto com o intuito de convencer os juízes leigos, que são os jurados, a decidirem favoráveis às teses levantadas. Por isso, sempre que possível devemos incentivar a prática, que tem um brilho ainda maior quando se tem uma competição entre instituições de ensino, num ato que apesar da ideia de jogo deve ser visto igualmente com o ideal de fraternidade e de trocas de experiências”, frisou. 

O aluno Francisco Sérgio  relatou que a experiência vai além da importância educacional, é especial mais ainda pois homenageia seu avô.

“Estou participando hoje do evento como aluno da Unit Alagoas, o que para mim é uma grande oportunidade. É muito bom estar aqui nesta competição junto com outros alunos, pois é uma oportunidade ímpar de desenvolvimento, retórica, além de ser um evento muito especial pois recebe o nome do meu avô, o que é uma oportunidade de pegar exemplos dele e trazer para minha profissão. Espero representá-lo de uma forma boa e dar meu máximo”, concluiu. 

Este ano, o evento está homenageando o advogado Francisco Sales, que é considerado referência em Alagoas quando o assunto é tribunal do júri. Ele faleceu em dezembro do ano passado, vítima de um câncer. Durante a solenidade de abertura do concurso, familiares do profissional estiveram presentes e foram homenageados.

Além da participação do Concurso de Simulação de Júri, a Unit Alagoas proporciona aos seus alunos o contato com júri simulado através de atividades em diversas matérias, como Crimes em Espécie I e Processo Penal, onde os professores Rodrigo Ferro e Rydson Martins, em parceria com a Justiça Alagoana, realizaram simulações com processos reais de embates nas salas reais do Tribunal do Júri, onde sempre contam com o apoio dos Juízes, como o saudoso Dr. John Silas, Dr Geraldo Amorim e do Dr. Orlando Rocha, quando diretor do Fórum do Barro Duro. 

Compartilhe: