O Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas | Afya, em parceria com Judiciário de Alagoas, lançou na última sexta-feira (17) o Projeto Justiça Restaurativas, na Escola Estadual Prof. Mário Broad, na Jatiúca.
O Projeto é uma intervenção que propaga informações acerca das práticas restaurativas, que visa solucionar pequenos conflitos entre os estudantes e das situações vivenciadas nos lares dos alunos, evitando que eles ganhem proporções ainda mais graves. E, mais do que isso, a Justiça Restaurativa conta com o apoio de outros cursos, como Psicologia, Odontologia e Nutrição, que proporcionam uma rede de serviços de saúde, tornando acessível e possível a promoção de Justiça, cuidado e acolhimento.
No momento, a Escola Estadual Prof. Mário Broad é a única a receber as práticas restaurativas, e é sobre esse trabalho social que a Coordenadora do curso de Direito da Unit Alagoas, Marisângela Melo reforçou a parceria entre a Unit Alagoas e o TJAL.
“Nada mais apropriado do que a escola, que é o berço da comunidade, para que esse novo olhar, para as questões tanto jurídicas quanto sociais, seja adotado. Não apenas o curso de Direito, mas outros cursos da Instituição irão ser envolvidos nesse projeto; então, é uma forma diferente de fazer justiça por que ela conta como uma rede de apoio, e os demais cursos da Instituição fazem parte dessa corrente que integraliza e reforça nossa visão institucional de prestar serviços à sociedade”, finalizou.
O Juíz José Miranda Santos Júnior, coordenador da Justiça Restaurativa deixou claro algumas informações sobre os diferenciais desse método. “É uma forma de solução de conflitos, mas não é uma conciliação. A gente quer fazer as pessoas felizes, que restauram relações e sigam o seu caminho”, disse Miranda.