MENU

Unit Alagoas é homenageada por TRE-AL por incentivar à participação de mesários

O TRE firmou em 2020 parceria com as universidades para estimular a participação de acadêmicos no processo eleitoral

às 17h50
Compartilhe:

Instituições de ensino superior de Alagoas receberam nesta quinta-feira (28) o certificado de “Universidade Amiga da Justiça Eleitoral”, concedido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). O TRE firmou em 2020, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), parceria com as universidades para estimular a participação de acadêmicos no processo eleitoral, em especial, atuando como mesários voluntários. 

“Não temos nem como mensurar a importância desta parceria com as universidades. A Justiça Eleitoral acredita que a união entre universidade e poder público constitui uma maneira democrática de efetivação de educação para a cidadania”, assegurou o desembargador Praxedes.

Ao participar como mesário voluntário, o acadêmico ganha horas extracurriculares. Além disso, de acordo com o TRE, a experiência proporciona aos estudantes o protagonismo no conhecimento do funcionamento da Justiça Eleitoral, do processo eleitoral, do voto consciente e da confiabilidade do sistema eletrônico de votação. A parceria, ainda, possibilita revelar novos talentos para a política, em conformidade com o programa de estímulo à participação dos jovens na vida pública do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas teve a honra de ser contemplado com o certificado “Universidade Amiga da Justiça Eleitoral”.

“A Unit Alagoas, como instituição parceira e que possui vários convênios, tanto com o Tribunal de Justiça como com outros tribunais da região, estará sempre à disposição da Justiça, exercendo o seu papel social, enquanto instituição de ensino, propiciando aos nossos alunos o fomento do ensino-aprendizagem, associando o conteúdo teórico com a prática, some-se a isso, o aluno é contemplado com horas complementares, requisito para conclusão do Curso”, afirma Marizângela Vasconcelos, Coordenadora  Operacional do Curso de Direito da Unit.

O juiz Hélio Pinheiro Pinto, diretor da EJE do TRE de Alagoas, o desembargador eleitoral Hermann de Almeida Melo, vice-diretor, o professor José de Melo, secretário, e servidores participaram da solenidade.

Compartilhe: