MENU

Unit AL recebe Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde


às 12h32
O Centro Universitário Tiradentes – Unit AL no último mês recebeu a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde para o reconhecimento e qualificação do Comitê de Ética em Pesquisa. O encontro aconteceu no campus Amélia Maria Uchôa em Cruz das Almas e reuniu membros dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs).
Compartilhe:

A visita dos representantes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) vinculada ao Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde à Unit AL aconteceu em maio e quem acompanhou o encontro foi o coordenador do CEP da Unit/AL, Prof. Dr. Cesário Souza, a vice coordenadora, Profª Ana Paula Miyazawa, o ex-coordenador, Prof. Dr. Diego Freitas, além de representantes dos diversos setores da Instituição.

A CONEP vem realizando visitas técnicas em todos os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) credenciados no país com a finalidade de promover atividades de diagnóstico, analisar o funcionamento dos comitês, valorizar a construção e o desenvolvimento de atividades dos comitês nas instituições, padronizando as atividades e fortalecendo a análise e a discussão ética a respeito da pesquisa.

De acordo com o ex-coordenador: “O CEP da Unit/AL vem desenvolvendo suas atividades desde 2014 e nos últimos anos tem conseguido atender as demandas de pesquisas no âmbito da graduação e da pós-graduação da instituição e também de outros centros de pesquisa no Estado de Alagoas, indicando o fortalecimento de uma cultura de pesquisa preocupada com a ética em pesquisa com seres humanos”. Em 2014, primeiro ano de funcionamento do CEP da Unit/AL, foram emitidos 51 pareceres, mas já no ano de 2018 foram emitidos 217 pareceres, indicando o forte trabalho realizado pela equipe do CEP da Unit/AL.

Como fruto do reconhecimento institucional mediante aos representantes da CONEP, a Unit/AL foi convidada a sediar o Treinamento de Representantes dos Comitês de Ética dos Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.

A construção da programação é de responsabilidade da CONEP e já se encontra divulgada. O evento acontecerá nos dias 17 e 18 de junho de 2019. As atividades serão realizadas no Auditório C. As inscrições deverão ser realizadas até o dia 12 de junho de 2019 por meio do link:

http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=46940
Compartilhe: