MENU

Uma profissional para todas as idades

Com vasta experiência em psicologia escolar, Sandra Peixoto integra a equipe do NAPPS do Unit

às 11h48
Compartilhe:

A aprendizagem da atualidade ganhou novas ferramentas e quando o assunto desempenho escolar de excelência o Centro Universitário Tiradentes – Unit conta com a professora e psicóloga Sandra Peixoto. Dentre várias atividades que ela desenvolve o que vem ganhando destaque é o projeto Move Mente.

Com vasta experiência em Psicologia Escolar, Sandra chegou para integrar o time do Unit em maio de 2013 e fui lotada para as disciplinas de psicologia escolar I, II e estágio. Logo em seguida, assumiu a disciplina Psicologia do Desenvolvimento Humano I. Com um grande enfoque na perspectiva da Educação Inclusiva, ela sempre se manteve na linha da inclusão escolar, orientando vários artigos publicados nos cadernos de graduação da instituição, juntamente com os seus alunos.

Dentre os principais artigos estão a ‘A realidade da inclusão escolar na rede pública de ensino voltada para as pessoas com necessidades especiais’ e ‘o psicólogo escolar como mediador no processo educacional inclusivo’, entre outros. Suas sementes já lhe renderam bons frutos, ela também já orientou vários trabalhos que foram apresentados em formato de comunicação oral e banners, no Congresso Internacional de Psicologia em 2014, em Maceió.

Projetos

Paralelamente às orientações, Sandra coordena o projeto de extensão Move Mente, que possui como objetivo a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública de Maceió. O que lhe rendeu em 2014, uma relevante homenagem, como uma das professoras no curso de psicologia que mais publicaram produções.

O projeto proporciona aos alunos da escola pública Estadual Eunice Lemos Campos, o aprimoramento de suas capacidades de compreensão e aprendizado do conteúdo escolar, através da aplicação de técnicas de dinâmica de grupo, jogos lúdicos, atividades artísticas, atividades psicopedagógicas e competições de conhecimento.

Para acompanhar o desenvolvimento dos alunos foi criado o SMA (Sistema de Monitoramento e Avaliação) onde compõe este sistema os seguintes instrumentos: fichas de registro individual, onde são anotados informações como presença, e habilidades sócio cognitivas; mural Move Mente, onde são pontuados com base nas habilidades sócio cognitivas apresentadas no dia; Questionário e avaliação da turma segundo a equipe pedagógica; Rodas de conversa para Feedbacks; frequência e Termo de Consentimento Livre e esclarecido.

Novidades em 2015

As novidades para 2015 são grandes e a psicóloga além de atuar em escolas, ela integra o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial da Unit – NAPPS. Setor que tem como um dos seus principais objetivos prestar apoio psicológico, pedagógico e social aos docentes, discentes e funcionários da UNIT. “Esse, atualmente, tem sido um dos meus maiores e melhores desafios, pois estou tendo a oportunidade de praticar meus conhecimentos sobre psicologia escolar no ensino superior”, afirmou Sandra.

Sandra possui graduação em Psicologia, pós-graduação em Saúde Mental pela Universidade Federal de Alagoas ­ UFAL e é Mestra em Linguística pela UFAL. Tem experiência nas áreas da Psicologia clínica e Psicologia escolar. Atualmente, exerce a função de docente do Centro Universitário Tiradentes – Unit, ministrando as disciplinas Psicologia Escolar I, II e Estágio básico I, também exerce a função de psicóloga do NAPPS desta mesma instituição. Pesquisadora nas áreas da Psicologia da educação, Aprendizagem, Linguagem e Afetividade.

 

Compartilhe: