MENU

“Uma experiência muito enriquecedora e que ficará para sempre” conta aluna que vivenciou intercâmbio

Marília Almeida Barreto é aluna de Medicina e estagiou no Cambridge Health Alliance, em Boston

às 19h57
Compartilhe:

O Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas, por meio do Programa de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, em parceria com o Cambridge Health Alliance (CHA), proporciona aos alunos da instituição a oportunidade de cursarem um mês de internato em Boston, como também promove a vinda de profissionais dos Estados Unidos. Marília Almeida Barreto, acadêmica do curso de Medicina da Unit/AL, foi uma das estudantes selecionadas para vivenciar essa experiência enriquecedora, e descreve esse momento como único e cheio de aprendizado. 

“Passei quatro semanas em Boston, nos hospitais filiados ao Cambridge Health Alliance (CHA), da Universidade de Harvard. Durante a primeira semana, conhecemos a equipe que íamos acompanhar, todo o sistema da instituição e começamos as primeiras visitas, que eram realizadas em grupos de cinco pessoas, onde era possível escolher a área que mais gostaríamos de acompanhar. Nessas ocasiões conseguimos realizar muitas trocas, ter contato com os pesquisadores, assistir aulas em Harvard, nas terças participavamos de discussões de casos com os residentes,  tivemos  contato com os estudantes locais. Foi uma experiência muito enriquecedora, e que sugiro para todos que possuem vontade de participar”, contou. 

Marília também destaca como foi perceber a relação do ensino da área de saúde do Brasil e dos Estados Unidos.  “Percebemos que em nenhum momento ficávamos inferior nas discussões, sempre estivemos no mesmo grau de conhecimentos, o PBL ajudou muito a desenvolver o conhecimento e pensamento clínico”. 

Além disso, a aluna também relatou como aconteceu sua rotina de estágio no local. 

“O estágio era de segunda a sexta, e escolhi as áreas da Emergência, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, além da saúde da família. O horário era de 7h às 17h, e realizavamos  consultas guiadas por enfermeiras ou assistentes. E, durante esse tempo, as intercambistas do Brasil ficaram separadas, pois cada uma escolheu uma área, e só nos víamos durante a prática da Medicina da família, onde precisávamos realizar duplas com estudantes locais, o que gerou uma troca muito interessante”, concluiu. 

A iniciativa do internato em Boston é resultado da parceria entre o Grupo Tiradentes e a rede de clínicas do Cambridge Health Alliance (CHA), oferecida para discentes regularmente matriculados nos cursos de Medicina das unidades de Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Compartilhe: