Em Alagoas, Maceió é um dos destinos mais procurados para viagens. Mesmo durante a pandemia, a cidade continua recebendo turistas – principalmente de outros estados próximos. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Sedetur divulgou que o estado subiu duas posições no ranking do Selo do Turismo Responsável, chancela do Ministério do Turismo (Mtur), concedida a estabelecimentos de toda a cadeia da atividade que cumprem os protocolos sanitários em atenção à pandemia, e ,agora, ocupa a 6ª colocação no Brasil e o 2º lugar da região Nordeste.
As cidades de Maceió (709), Arapiraca (88), Maragogi (83), Marechal Deodoro (81) e Japaratinga (68) lideram o ranking como os municípios turísticos do estado com maior número de empresas vinculadas ao selo.
Durante a pandemia, desde março de 2020, onde em um determinado momento foi necessário o fechamento temporário da rede hoteleira, os desafios do setor para lidar com os impactos causados pela pandemia do Novo Coronavírus foram sentidos. Neste período, o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) promoveu um bate-papo ao vivo com dois grandes administradores de hotéis e resorts do Estado. Assista aqui.
Aos poucos, os decretos municipais e estaduais foram detalhando novas etapas de reaberturas, entre elas, a de hotéis e pousadas. Atualmente, Alagoas segue na fase vermelha, mas já tem grande parte das atividades flexibilizadas por novos decretos, como acesso à praias, abertura do comércio, bares e restaurantes.
O que motivou ainda mais a retomada do turismo alagoano. Neste ano, o mês de janeiro registrou o maior fluxo total de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, localizado na Região Metropolitana de Maceió, desde o início da pandemia. Segundo a AENA Brasil, administradora do equipamento, aproximadamente 220 mil pessoas embarcaram ou desembarcaram por lá no primeiro mês de 2021.
Confira o que atualmente já está aberto aos turistas e alagoanos:
Bares e restaurantes podem atender diariamente até 21h (durante a semana e final de semana);
Praias abertas tanto da capital, como de outras cidades;
Cinema, teatro, museu, circos e parque temático podem funcionar com até 30% da capacidade;
Shoppings e galerias funcionam até às 21h, durante a semana e final de semana.
Toque de recolher entre 22h e 05h.
Uso obrigatório de máscara em todos os locais.