MENU

Tribunal de Justiça e Núcleo de Práticas Jurídicas da Unit realizam Semana de Conciliação

A XV Semana Nacional de Conciliação será realizada na modalidade virtual, tendo em vista a pandemia da Covid-19

às 20h27
Compartilhe:

De 01 a 04 de dezembro, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) estarão juntos para a realização de mais uma Semana Nacional de Conciliação. A campanha do Conselho Nacional de Justiça, em prol da conciliação e mediação, é realizada anualmente desde e envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais, que selecionam processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito.

O objetivo da campanha é demonstrar que o método de solução de conflitos está disponível todos os dias nos tribunais, mesmo fora da campanha anual, e, também, na fase pré-processual do conflito.

Este ano de 2020, a XV Semana Nacional de Conciliação será realizada na modalidade virtual, tendo em vista a pandemia da Covid-19.

“Mesmo diante de um ano atípico vivenciado por todo o mundo, a prestação de assistência às comunidades não pode deixar de existir. Sendo o uso da plataforma digital para a solução dos conflitos um meio de ultrapassar barreiras quanto a acessibilidade e prestação de serviço”, ressalta Rita Regis, do NPJ da Unit/AL.

Audiências online

No momento atual, a Semana de Conciliação do Estado de Alagoas fará uso de meios tecnológicos, como Whatsapp, sistema AUDORA e a plataforma Google Meet, contendo este último a marca de excelência do Centro Universitário Tiradentes, uma vez que é a plataforma usada em suas aulas remotas viabilizando o ensino e a continuidade das atividades acadêmicas, inclusive as práticas de estágio supervisionado.

Por seu padrão de qualidade a Unit Alagoas é sempre acionado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas para firmar parcerias como esta, uma vez que destaca-se com excelência em todas as atividades em que é participante, através do seu Núcleo de Prática Jurídica.

“Além da responsabilidade social para a qual está voltado este evento, que visa promover a cultura de paz através da resolução consensual dos conflitos na sociedade alagoana, trata-se da oportunidade de propiciar o fomento do ensino-aprendizagem humanístico do aluno do curso de Direito viabilizando o aprendizado prático, especialmente na disciplina de Estágio Supervisionado I”, ressalta Rita Regis.

Serão realizadas aproximadamente 272 audiências de conciliação e mediação, sendo 68 audiências diárias. Ao total serão utilizadas 08 salas de audiências virtuais do NPJ. Contando com a participação efetiva de aproximadamente 120 alunos do curso de Direito.

Compartilhe: