MENU

Transição de Carreira: como fazer e por onde começar?

Mudança de profissão pode estar atrelada a novas oportunidades ou satisfação pessoal

às 20h40
Compartilhe:

De acordo com uma pesquisa realizada pela Microsoft – Works Trend Index 2021, com 30 mil pessoas ao redor do mundo, 40% dos trabalhadores consideram uma transição de carreira ainda este ano. Um dos principais motivos que tem levado estas pessoas a mudarem foi a pandemia que trouxe novos hábitos e perspectivas de vida.

De acordo com Polyana Barbosa, coordenadora do Unit Carreiras, a transição de carreira pode acontecer por algumas razões: uma oportunidade que surge dentro da empresa que a pessoa trabalha, mas em outra área; a transição de uma profissão “antiga” para uma mais atual; ou mudar porque o antigo trabalho não faz mais sentido, quando há a percepção de que o propósito de vida está em outra área.

“Para realizar a mudança é importante ter certeza que se quer mudar pois não é algo do dia para a noite, e saber a área que quer atuar ou investir. Aos poucos a pessoa vai transicionando, buscando se aperfeiçoar por cursos. É importante que seja uma transição gradativa”, explica a coordenadora.

Poly também recomenda que o currículo seja modificado aos poucos para quando a oportunidade chegar, além de ter habilidades e interesse nas atribuições da nova profissão.

Uma boa oportunidade de mudar de carreira é fazendo uma outra graduação. Na Unit Alagoas há condições especiais para quem é portador de diploma, você pode consultar os benefícios aqui. Caso deseje, há também cursos de pós-graduação que podem contribuir para um diferencial no seu currículo e a garantia do sucesso profissional.

Compartilhe: