MENU

Trabalhos temporários: alternativas de renda que podem levar à efetivação

Coordenadora do Unit Carreiras, Polyana Barbosa, explica como agir para garantir uma vaga no mercado ou ter uma renda extra no final do ano

às 19h25
Compartilhe:

O fim do ano é uma época de empregos temporários, seja em comércio com as lojas de vestuário e presentes para o Natal e Ano Novo; como também em restaurantes e bares com as confraternizações entre amigos e de empresas. A oportunidade é ideal para quem quer uma renda extra ou procura se recolocar no mercado já visando uma provável contratação efetiva.

A coordenadora do Unit Carreiras, Polyana Barbosa, comenta que não é qualquer segmento que irá contratar funcionários temporários e que o primeiro passo é saber onde é a vaga e onde pode ser investido o currículo. 

“A ideia é não sair mandando currículo aleatoriamente. Ao saber onde irá se candidatar, a pessoa interessada deve preparar o currículo voltado para a vaga na qual está se tentando. Muitas pessoas às vezes não entendem por que mandam tantos currículos e nunca são chamadas. Normalmente isso acontece quando o recrutador pega o currículo e ele vê que não tem nada a ver com a vaga”, comenta a coordenadora.

Poly exemplifica: “Se meu currículo é todo voltado pra área de saúde, mas eu quero tentar uma vaga temporária numa loja de shopping eu preciso destacar minhas habilidades para a loja direcionada à área de vendas”. A ideia é encaminhar o currículo para a vaga, encaminhar tudo aquilo que pode agregar.

Outro ponto do currículo que Poly destaca é sempre colocar no objetivo a vontade de trabalhar na área que está querendo concorrer, o que pode ser já a ponte para a entrevista. “A entrevista já é outro momento que o candidato precisa se preparar e entregar aquilo que a empresa está buscando”.

Ao conquistar a vaga temporária a possibilidade de efetivação pode acontecer. Para isso, a coordenadora orienta a necessidade de identificação, que a vaga faça sentido para a pessoa e se ela realmente quer estar ali.

“Caso esse emprego atenda as necessidades, ótimo! No período temporário a pessoa tem que dar o melhor. Cumprir todas as atividades e superar as expectativas, ser proativo, ter espírito de equipe, ser colaborativo. A empresa quer ver a pessoa que tem diferencial, entregar além do que foi acordado pois o interesse é ser efetivado na empresa”, finaliza.

Compartilhe: