O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, confirmou a participação do programa Justiça Itinerante, no dia 27 de maio, no Mutirão da Cidadania e da Transcidadania da Unit/Afya. O convite foi feito pelo novo reitor da instituição de ensino, Gustavo Arruda, durante reunião realizada na Presidência do TJAL.
“Nós estamos buscando muitas parcerias para melhorar os serviços que estão sendo prestados a toda sociedade alagoana. O Judiciário está procurando sair dos seus muros para ir ao encontro da população, participando ativamente para verificar o que ela mais quer, o melhoramento dos serviços que estão sendo prestados”, esclareceu o presidente Fernando Tourinho.
A ação social será realizada durante a 15ª edição do Fórum de Desenvolvimento Regional da Unit/Afya. Para o reitor Gustavo Arruda, a união de esforços entre a instituição de ensino e a Justiça alagoana traz inúmeros benefícios para a população.
“Os projetos da Unit vem caminhando para melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade e encontramos no Poder Judiciário o mesmo alinhamento. Acreditamos que as duas estruturas podem contribuir muito para o crescimento de Maceió e região. Alguns trabalhos já têm um caminhamento muito profundo, que já foram feitos há algum tempo e continuam sendo mantidos. E nós temos também interesse em expandir esses projetos”, comentou.
Mutirão da Cidadania e da Transcidadania
Durante o evento, o Judiciário analisará processos de menor complexidade, como expedição de alvarás e pensão retida, em até três salários-mínimos, divórcios consensuais, suprimento de registro civil de óbito. Também poderão ser realizados acordos sobre guarda, visita e pagamento de pensões alimentícias.
A população contará com retificação de registro civil, óbito, nascimento, casamento e justificação de registro de óbito. Haverá ainda a alteração de nome e sexo no registro civil de pessoas trans. A ação também contará com um casamento coletivo.
Dicom TJAL