MENU

TikTok e literatura: como a plataforma tem influenciado no hábito de leitura

Atualmente, a plataforma é considerada uma das grandes ferramentas de incentivo a leitura entre os jovens

às 13h04
Compartilhe:

Você já deve ter ouvido falar do TikTok, né? a rede social chinesa para compartilhamento de vídeos curtos de aproximadamente 15 segundos ou 60 segundo virou uma verdadeira febre, acumulando mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, segundo dados de 2022. Os conteúdos são os mais diversos, entre danças, dicas, “arrume-se comigo”, vlogs e culinária, mas um conteúdo tem se destacado bastante e atraído cada vez mais público: o literário. 

BookTok é o nicho dentro da plataforma responsável por divulgar e dialogar sobre o universo literário, envolvendo os livros, mangás, HQ’s e todo conteúdo que envolva os livros. Com influenciadores de diferentes idades e locais do país, produzindo conteúdos em vários formatos e para vários públicos, o aplicativo tem uma ferramenta muito importante no processo de impulsionar e incentivar a leitura entre os jovens, a ponto das livrarias criarem uma área denominada “Sucesso do TikTok”. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen BookScan, só no ano de 2021, entre janeiro e setembro, o número de exemplares de livros vendidos foi equivalente a 36 milhões, um aumento de quase 39% quando comparado a 2020, e muito graças aos jovens e adolescentes, que são um dos principais consumidores desse nicho dentro da plataforma. 

Além de impulsionar a venda de livros, a plataforma também tem auxiliando o mercado editorial, apresentando novos escritores ao cenário e o mantendo atualizado. 

Compartilhe: