MENU

Tambor Falante promoveu roda de conversa sobre racismo na educação

Evento aconteceu em parceira com o Centro Cultural e Estudos Étnicos Anajô

às 18h36
Compartilhe:

Na manhã desta terça-feira (24), o Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas, em parceria com o Centro Cultural e Estudos Étnicos Anajô, promoveu o evento “Tambor Falante” para dialogar sobre racismo na educação. 

O  evento iniciou com uma fala institucional, posteriormente houve um momento de apresentação explicação do significado de “tambor falante”, uma apresentação do projeto “Vamos subir a serra” e uma apresentação de capoeira.

A ocasião também contou com falas dos  facilitadores e convidados para esse momento, Danilo Marques, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Marli Araújo, coordenadora do Neabi da Ufal, no campus de Arapiraca.

Marli Araújo, afirmou sobre a necessidade de dialogar sobre racismo, ainda mais dentro do universo acadêmico quando percebe-se o número de pessoas negras inseridas nele. 

“Não estou falando de racismo individual, e sim estrutural, que vai refletir em vários campos da vida de uma pessoa negra. E aí, não estranhamos quando não encontramos pessoas negras dentro desses cenário”, comentou.  

Comitê antirracista da Unit Alagoas 

Comitê Antirracista é o primeiro do estado dentro da área acadêmica. O objetivo é promover uma agenda anual com cronograma de ações e atividades socioeducativas, voltadas à promoção da igualdade racial e do combate ao racismo, que de forma transversal envolva todos os cursos ofertados pela instituição.

O comitê é  composto por 5 membros e 5 suplentes, representados pelo corpo discente e docente, coordenadores de curso, corpo técnico-administrativo e membros da sociedade civil. 

Compartilhe: