MENU

Superlua de morango

O nome "de morango" é por conta que no Hemisfério Norte, coincidentemente, quando acontece o fenômeno é na época de colheita de morangos

às 21h00
Compartilhe:

Na última terça, 14, aconteceu o fenômeno conhecido como superlua, sendo ela a primeira lua cheia de junho e recebendo o nome de superlua de morango. 

O nome ‘superlua de morango’ tem origem dos antigos povos norte americanos, não tendo nada relacionado com sua cor, e sim, com a agricultura do hemisfério norte, que nesse período do ano, onde hoje é os EUA e Canadá, florescia os morangos. 

Atualmente, o nome está apenas associado a essa cultura antiga e por ser um nome chamativo  que traz atenção para o fenômeno, 

O que é uma superlua? 

Qualquer lua cheia que coincida com o ponto de perigeu é uma superlua, ou seja, quando nosso satélite natural chega em seu ponto máximo de aproximação com a terra. Em 2022, esse fenômeno ocorrerá duas vezes: em 14 de junho (a superlua de morango) e em 13 de julho. 

Quando esse fenômeno ocorre, pode acontecer variações das marés do oceano, mas não de forma significativa, deixando apenas as ondas mais altas do que o normal. 

Compartilhe: