Camila Torres Bezerra é a primeira aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (Sotepp) da Unit Alagoas a obter a titulação de Doutora. Sua tese ‘Direito à saúde baseada em evidências: estudo de série temporal sobre a judicialização de medicamentos’, abordou a judicialização de medicamentos no Estado de Alagoas analisado como o Poder Judiciário do estado tem lidado com as demandas para a concessão de medicamentos sob a luz do direito à saúde com base em evidências.
De acordo com Camila, a temática é bastante atual e muito pouco tem sido pesquisado e debatido a respeito do direito à saúde com base em evidências em Alagoas. “Desse modo, a efetivação da pesquisa proporcionou um aprofundamento dos estudos a respeito do tema, ao averiguar se existe embasamento científico nas decisões em saúde tomadas pelo Poder Judiciário, mostrando-se de grande importância e relevância”, explica.
Com os resultados da pesquisa foi possível perceber um perfil da judicialização da saúde no estado no qual as evidências científicas não estão sendo utilizadas de forma ampla e sistemática pelo Judiciário alagoano. “Além disso, as políticas de medicamentos do SUS não são observadas no julgamento das demandas de saúde, restando evidente a importância de fomentar o debate acerca do tema, com a finalidade de conscientizar e traçar estratégias para superar os desafios que permeiam a judicialização da saúde no Estado”.
SOTEPP
Com mestrado no mesmo programa, Camila tem visto sua experiência acadêmica como ímpar. “Sou imensamente grata ao programa, coordenado pela querida professora Dra. Verônica Teixeira Marques, pela bagagem que me foi proporcionada, o que me permitiu um grau de entendimento de sociedade, de tecnologias e de políticas públicas importantíssimo para a minha vida profissional. E pela oportunidade ímpar de mudar de nível do Curso de Mestrado para o Doutorado, me possibilitando conseguir concluir da melhor maneira possível a minha pesquisa: isso foi a realização de um sonho”, comenta.
A doutora acrescenta que o corpo docente do programa é maravilhoso e as disciplinas cursadas foram de suma relevância para a pesquisa, auxiliando no desenvolvimento da base teórica que norteou sua tese.
“Sou extremante grada ao meu orientador, o Prof. Dr. Valter Silva, por toda dedicação, paciência e carinho ao lecionar e me orientar no desenvolvimento da pesquisa de 2017 a meados de 2021. E à professora Vivianny Galvão que, na função de minha orientadora substituta, me acolheu nessa reta final, se mostrando uma grande incentivadora. Enfim, muita gratidão ao SOTEPP. Todos, de uma forma ou de outra, constituíram uma rede de solidariedade para comigo. Com todos eu pude contar ao longo dessa caminhada”.