MENU

Sotepp ofertará disciplina sobre estudos de gênero

Disciplina eletiva sobre estudo de gênero poderá ser cursada por graduandos em final de curso como aluno especial

às 14h18
Compartilhe:

‘Estudos de Gênero’ é uma das disciplinas eletivas ofertadas em 2021.2 pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (Sotepp) do Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas. Estudantes em final de curso e sociedade em geral (desde que diplomados) que tem interesse no tema e buscam conhecer mais sobre o programa podem ser inscrever como aluno especial até 11 de agosto.

A disciplina será ministrada pela professora Doutora Jesana Batista e pretende criar dialogias entre os estudos de gênero, as imagens e narrativas sobre as performances de gênero, as ideias de diferença, a ideia de desconstrução tomando a perspectiva pós estruturalista e as relações e estratégias de poder concernentes às diferentes e plurais culturas de gênero.

Além disso, serão discutidas as dimensões que a categoria gênero envolve, alimentando articulações entre sexo e sexualidades, raça e classe, bem como as contribuições da teoria queer; as explicações correntes da vida social concernentes aos papéis de gênero considerando imperativos da desigualdade social e das discriminações e a problematização da categoria gênero a partir de perspectivas decoloniais e de diferentes correntes feministas. 

De acordo com a docente, a pertinência da disciplina se dá por trazer à baila diferentes esforços de compreensão dos aspectos culturais e políticos implicados no jogo das narrativas que fundam novas formas de ser corpo, sujeito, indivíduo e coletividade.

Os principais teóricos discutidos na disciplina serão Margaret Mead, Joan Wallach Scott, Donna Haraway, Judith Butler, Conceição Evaristo, Sueli Carneiro, Angela Davis, Kia Lilly Cadwell, Leandro Colling, María Lugones, Rita Laura Segato. 

Para saber mais sobre o programa e se inscrever como aluno especial clique aqui.

Compartilhe: