MENU

Sotepp ofertará disciplina sobre Análise do Discurso em 2021.2

Curso traz a linguagem como elemento fundamental na estruturação do discurso

às 17h25
Zygmunt Bauman será um dos sociólogos e filósofos estudados
Zygmunt Bauman será um dos sociólogos e filósofos estudados
Compartilhe:

A disciplina ‘Linguagem, Poder e Sociedade’ do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (Sotepp) do Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas está sendo ofertada para o semestre 2021.2 para alunos especiais. Com o objetivo de trabalhar a discussão política e as relações sociais a partir da linguagem, o curso se destina a pessoas diplomadas e estudantes em final de graduação que se interessem pelo tema.

De acordo com o professor da disciplina, Walcler Mendes, a base teórica será de autores que compõem a filosofia política do século XX, desde atuais como Bauman, mas também autores pós-estruturalistas como Foucault, Deleuze e Bakhtin buscando apreender as relações de poder na sociedade a partir do discurso.

“Não se produz poder só com armas ou com estatutos do estado. O poder está, nas palavras de Foucault, nas filigranas das relações, desde as individuais, dentro de um ambiente familiar com pais e filhos, homem e mulher; até entre professores e alunos ou patrão e empregado. O poder está expresso numa microfísica e é estruturante a partir de códigos de linguagem”, explica o docente.

Dividido em vários eixos, a disciplina tem um módulo introdutório com conceitos e teorias que regem o discurso, opera em questões de “centro-periferia” com elementos da sociologia e geografia e também trabalha o ‘lugar de fala’. 

SOBRE O SOTEPP

Com nota 4 pela Capes, o Sotepp tem cursos de mestrado de doutorado por uma perspectiva interdisciplinar. As inscrições para alunos especiais do semestre 2021.1 vão até 11 de agosto. Para saber mais sobre o programa e se inscrever em alguma disciplina clique aqui.

Compartilhe: