MENU

Sono e saúde estão diretamente conectados

De acordo com especialistas, todos os órgãos e funcionamento do corpo é beneficiado com uma boa noite de sono

às 18h20
Compartilhe:

Que uma boa noite de sono ajuda em nossa produtividade e outros aspectos rotineiros já é sabido, mas você sabia que sono e saúde estão diretamente conectados? 

Afinal, quem nunca acordou com mau humor ou ficou menos produtivo após uma noite mal dormida? Acontece que nosso corpo, de acordo com especialistas, usa o horário de sono tanto para descansar, como alguns órgãos só realizam algumas atividades nesse momento. Ou seja, todo nosso corpo e órgãos são beneficiados com uma boa noite de sono. 

Dormir bem ajuda na produtividade; no trabalho e treino; saúde mental; emagrecimento; na produção de alguns hormônios; ajuda até mesmo na imunidade; nas doenças crônicas; diminui risco de derrame cerebral. 

Os tipos de sono e seus níveis 

Para melhorar o rendimento e saúde, é recomendado fixar horários para dormir e acordar, além de sempre dormir entre 7 e 9 horas. 

O sono possui dois estágios, o NREM que tem 4 estágios, e o REM, sendo esse o último ciclo desse  processo. E toda essa etapa dura cerca de 90 a 110 min, e repetidas vezes durante a noite. 

  • Estágio 1 é o sono de vigília, onde qualquer barulho que acontecer ao nosso redor é capaz de nos acordar; 
  • Estágio 2 é quando começa a fase do descanso, e as ondas de atividades do nosso cérebro estão mais baixos, fazendo que o corpo comece a diminuir a temperatura e os músculos relaxam;
  • Estágios 3 é o início do sono profundo, onde é mais difícil de ser acordado, e caso seja, vem junto com o sentimento de desorientação; 
  • No estágio 4, o cérebro começa trabalhar apenas com ondas deltas, de forma lenta, sendo considerado o sono mais profundo; 

Já no sono REM, o último desse ciclo, onde nossos olhos se movimentam, a respiração fica intensa e o corpo sai do processo de relaxamento intenso, e o corpo fica imóvel. Também é nessa fase que ocorrem os sonhos. 

Leia também: Fisioterapia auxilia na melhora de distúrbios do sono

Compartilhe: