MENU

Síndrome do ninho vazio, você sabe o que é?

A síndrome diz respeito aos sentimentos de tristeza e solidão que estão associados diretamente a saída de membros importantes da família

às 20h07
Compartilhe:

Nos últimos anos, diversos assuntos que envolvem saúde mental vieram à tona, tornando assim mais acessível o diálogo e o processo de divulgação desses conteúdos. E um dos temas que vem sendo muito comentado é sobre a síndrome do ninho vazio, mas afinal, você conhece ou já ouviu falar sobre o assunto?

A síndrome do ninho vazio diz respeito aos sentimentos de tristeza e solidão que estão diretamente envolvidos na saída de casa de parentes e membros da família que são importantes para a pessoa afetada. Toda essa síndrome está correlata aos sentimentos que a mudança, querendo ou não, traz, seja de forma individual ou entre os laços familiares. 

Por ser algo que acontece com muita frequência, mas que ainda não tinha certa divulgação, nos últimos anos a síndrome do ninho vazio é um termo que vem se popularizando, e assim, trazendo mais luz aos sintomas, formas de ajudar e como efetivamente acontece a síndrome, principalmente dentro do contexto familiar. 

Mas, além da forma que a síndrome afeta a mente, ela também traz sintomas físicos, como: fadiga crônica, incapacidade de concentração, falta de sono e de apetite, tristeza profunda e sensação de vazio. Além da recomendação mais comum de procurar novos hobbies e interesses, é de extrema importância que exista um acompanhamento com um profissional qualificado para ajudar e trazer os melhores direcionamentos. 

Compartilhe: