MENU

Sesau realiza ação de promoção à saúde dos profissionais do HGE


às 20h14
Como está sua saúde? Foi movida pela procura por essa resposta que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) enviou uma equipe multidisciplinar para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde ofereceu serviços de saúde para os servidores. O projeto, desenvolvido pela Gerência Executiva de Valorização de Pessoas (Gerevep), teve o apoio do Setor Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) e tem como parceiro o Centro Universitário Tiradentes (Unit).
Compartilhe:

“Essa é a ocasião que a gente observa e estuda a saúde das nossas equipes de trabalho. Descobrimos patologias, situações inadequadas e começamos com os primeiros encaminhamentos para resolução, seja através de medicamentos, ou através de adoção de novos hábitos mais saudáveis. Após a realização desse momento, elaboramos um relatório que apresenta o perfil do profissional na unidade, para que o núcleo de saúde do trabalhador local trace ações pontuais que gerem melhores resultados”, explicou a coordenadora.

De forma mais prática, o engenheiro do trabalho João de Jesus Santos exemplifica os casos cujos profissionais apresentam uma falha grave de postura corporal durante o exercício da profissão. “Nesse momento nós vamos até o ambiente de trabalho, colhemos informações relacionadas ao espaço físico, iluminação, mobiliário, higienização etc. Em seguida inserimos no relatório que será entregue a gerência do HGE com as sugestões para resolução, de forma acessível e que elimine o risco de agravos à saúde”, detalhou.

Para Maria José da Silva Alves, de 43 anos, que atua no HGE promovendo a limpeza dos espaços, a ação oportunizou seu acesso aos profissionais de saúde. “O corre-corre do dia a dia acaba nos fazendo desleixar com a nossa própria saúde, deixando as consultas médicas sempre para depois. Então aproveitei o momento para ir à ginecologista, saber como estão meus níveis de glicose e pressão arterial; além dos cuidados relativos à minha alimentação”, disse.

A gerente do HGE, Marta Mesquita, ressalta que o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, tem total interesse em proporcionar mais cuidado com pessoas que diariamente cuidam da saúde dos alagoanos. “Infelizmente sabemos que muitos de nós cuidamos mais do outro do que de nós mesmos, então muitas vezes negligenciamos a própria saúde. Por isso é essencial essa ação e todas as outras iniciativas que resultem no bem-estar de todas as equipes”, defendeu a gestora.

Texto de: Thallysson Alves

Fotografia: Olival Santos

Compartilhe: