MENU

Serviço Social realiza 9ª Semana de Homenagem à Mulher

Evento reflete a luta feminina na sociedade de classes

às 00h34
O Centro Universitário Tiradentes – Unit – por meio da coordenação do curso de Serviço Social realiza a 9ª Semana de Homenagem à Mulher. O evento aconteceu nesta segunda-feira, 21, às 18h, no auditório I, do campus Amélia Maria Uchôa.
Compartilhe:

O evento faz alusão ao Dia Internacional da Mulher e aos 10 anos do curso de Serviço Social da Unit Alagoas. A temática escolhida é “A luta da mulher na sociedade de classes”, palestra ministrada pela Prof. Dra. Virginia Borges Amaral, professora da Faculdade de Serviço Social da UFAL e uma das homenageadas do evento. O objetivo da discussão é permitir aos alunos, docentes e público externo um aprofundamento dos desafios da luta da mulher na sociedade de classes quando a conjuntura brasileira aponta sérios retrocessos  para a garantia e ampliação  dos direitos da mulher.

Na oportunidade também foi realizado a 4ª edição da homenagem “Guerreira de Alagoas”, cujo objetivo foi reconhecer os relevantes serviços prestados ao Unit e à sociedade alagoana por mulheres de Alagoas em diversas áreas. Para tanto, o curso selecionou 10 mulheres do Centro Universitário Tiradentes, que possuem mais de cinco anos de admissão e em consideração ao aniversário de uma década do curso e da instituição, também foram selecionadas 10 mulheres externas.

“Discutir as relações de gênero com foco na situação da mulher é necessária na configuração das relações de gênero na sociedade vigente. Vale dizer que essa discussão é significativa e necessária para a formação profissional do assistente social e rigorosamente coerente com o Projeto Ético-Político da Profissão e de luta pela emancipação humana. O dia 21 de março é o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, portanto também será realizada uma menção a essa luta tão presente no Serviço Social”, destaca a coordenadora do curso de Serviço Social Silmara Mendes.

Entenda a temática

Em tempos difíceis, em que lutar por direitos é crime, faz-se necessário o entendimento de que as relações de gênero refletem a base desta sociedade, ou seja, a exploração do homem pelo homem, cuja efetivação significa a construção de complexos sociais que concretizam nas relações sociais, ou seja, nas relações entre os homens. Assim é na esfera destas relações que se estabelecem as diferentes formas de submissão feminina que explicam a opressão e exploração de mulheres.

Essas diferentes formas de submissão são expressas no cotidiano das relações de gênero se corporificando na vida cotidiana de maneira diversificada dentre as quais a forte inserção das mulheres na produção e nos serviços. No âmbito legal, algumas conquistas foram efetivadas, na vida familiar os novos padrões de consumo e de trabalho também trouxeram importantes mudanças.

Apesar dessas mudanças trazerem no seu conjunto vários avanços, diversos outros aspectos continuam se colocando como enormes desafios para as mulheres, a exemplo de receberem menores salários que os homens, afirmando a histórica desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho da dupla ou tripla jornada de trabalho, dos dados de violência contra a mulher apresentados no Brasil os quais sinalizam a persistência do patriarcado no país, além da falta de políticas socais capazes de enfrentar a violência, dentre outras questões.

Mulheres Homenageadas

As mulheres que receberam reconhecimento do curso de Serviço Social do Centro Universitário Tiradentes – Unit, pelos relevantes serviços prestados à sociedade alagoana, conforme deliberação do Núcleo Docente Estruturante – NDE e aprovação do Colegiado e Coordenação do curso, foram: Amélia Maria Uchôa, Edriene Teixeira da Silva, Júlia Silva dos Santos, Maria Rita Webster de Moura, Lidiane do Nascimento Santos, Gláucia Rodrigues Costa, Elaine Carla Lopes do Nascimento, Geovania Maria dos Santos, Mary Vania Nogueira Ferreira, Karoline Mafra Sarmento Beserra, Rose Mary de Araújo, Nilza Maria Martins Amaral, Jonorete de Carvalho Benedito, Martha Bethânia  Costa Pereira, Heloisa Helena Lima de Moraes Carvalho, Mirian Souza Melo, Maria Virgínia Borges Amaral, Arísia Barros, Lúcia Maria Félix dos Santos, Mirian Kelly Miranda Soares, Ariana Honorato dos Santos, Maria José Soares da Silva, Mariana Alves Alexandre e Rayane Maria Farias Santana.

 

Compartilhe: