MENU

Sempesq iniciará com palestra em homenagem a Paulo Freire

Pedagogo Paulo Freire é considerado o patrono da educação e completaria 100 anos em 2021

às 19h17
Paulo Freire
Paulo Freire
Compartilhe:

A 9ª Semana de Pesquisa (Sempesq) da Unit Alagoas terá na abertura, dia 08 de novembro, uma homenagem a Paulo Freire devido ao seu centenário de nascimento e por ser considerado o patrono da educação brasileira. A iniciativa foi idealizada por pesquisadores da instituição e será pelo Youtube a partir das 18 horas. O evento também contará com a palestra oficial Prof. Doutor Giovanni Alves com a palestra “Caminhos e descaminhos da Ciência no Brasil”.

Para o professor Givanildo Santos, Doutor em Química, Pedagogo, Membro do Comitê Científico e Coordenador Operacional de Exatas da Unit Alagoas, Paulo Freire merece ser cultuado por ter revolucionado a educação mundial através do seu método de alfabetização, que se tornou conhecido como Método Paulo Freire. “Graças a seu empenho, ele levou aos mais pobres o ensino da leitura e escrita de forma dinâmica e assertiva em que as palavras utilizadas rompiam com o método repetitivo que as cartilhas utilizavam”.

Paulo Freire criou o Plano Nacional de Alfabetização em 1963, extinto no ano seguinte com o Golpe de 1964, que criou o Movimento Brasileiro de Alfabetização, distinta do Método Freiriano. “Apesar disto a semente plantada por Paulo freire germinou e seu método e ideias foram difundidas pelo mundo e seus livros são fonte de inspiração nas mais diversas áreas do conhecimento e inspiram atuais e futuros acadêmicos”, conta Givanildo.  

Ao longo de sua vida, o patrono publicou vários livros, recebeu muitas homenagens, 36 títulos de doutor honoris causa (seis in memoriam) em diversos países, honrarias e prêmios certificados internacionalmente, medalhas de ordem ao mérito, seu nome é cultuado ao nomear escolas, institutos, prêmios etc. 

SOBRE A 9ª SEMPESQ

Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, a 9ª edição da Semana de Pesquisa da Unit tem por objetivo estimular a produção científica no Centro Universitário Tiradentes – Unit/AL acontecerá no período de 08 a 12 de novembro de 2021 e proporciona a divulgação das Pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no ambiente acadêmico. A programação completa pode ser consultada aqui.

Compartilhe: