MENU

Unit realiza semana do Meio Ambiente


às 13h55
Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Centro Universitário Tiradentes – Unit – realiza a Semana do Meio Ambiente. O evento começou no dia 2 e vai até o dia 9 de junho. A programação acontece em diferentes locais da cidade de Maceió.
Compartilhe:

O objetivo do evento é possibilitar aos alunos a articulação entre teoria e prática por meio do desenvolvimento de ações de educação ambiental e informativas junto à comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Além de promover a reflexão sobre temas relacionados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Estimulando a educação ambiental na sociedade, como forma de promoção do desenvolvimento sustentável, compatibilizando o desenvolvimento econômico e social com a proteção ambiental.

Na noite de abertura do evento os participantes vão poder conferir a palestra “Meio Ambiente, Clima e Economia” com José André Silva dos Santos que é Gerente de Tecnologia do Sistema de Radar Meteorológico de Alagoas – SIRMAL, graduado em Ciência da Computação, com Mestrado em Meteorologia e com 15 anos de experiência na área.

A oficina de Elaboração de Projeto de Psa – Produção de Água será ministrada pelos professores Diego Freitas; Edson Struminski e Milena Caramori. A Caravana do Meio Ambiente vai realizar uma atividade voltada para produção de mudas e uma horta vertical na Escola Estadual Moreira e Silva.

O encerramento da semana vai contar com uma palestra sobre “Sistema Estadual de Unidades de Conservação – SEUC” com Alex Nazário representante do Instituto do Meio Ambiente e com Eduardo Barreto da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas.

“Em Alagoas, a ampliação das ações comemorativas do Dia Mundial do Meio Ambiente já resultaram em formas de cooperação entre instituições que tradicionalmente promovem estes eventos. O curso de Engenharia Ambiental da Unit, juntamente com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH realiza uma série de atividades educativas e acreditamos que os alunos vão gostar”, afirma o coordenador do curso de Engenharia Ambiental Líbel Fonseca.

Confira a programação aqui.

Domingo na Praia

No último domingo, 5, os alunos do curso de Engenharia Ambiental estiveram na rua fechada, na Orla de Ponta Verde para fazer apresentação de banners dos projetos integradores e projetos de extensão. Além de poderem apresentar o Programa Conduta Consciente, eles também deram orientações quanto a conservação do meio ambiente.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a partir daí.

Compartilhe: