MENU

Semana do doador de órgãos no Unit

Atividades serão realizadas de 22 a 26 de setembro no campus Amélia Maria Uchôa, em Cruz das Almas

às 19h37
Compartilhe:

Dia 27 de setembro é o dia nacional de doação de órgãos. Pensando nisso, o curso de Serviço Social do Centro Universitário Tiradentes recebe a comissão da Central de Transplantes do Estado de Alagoas para explicar o processo de doação de órgãos e tecidos aos alunos.

Todos os anos, a Central de Transplantes realiza eventos educativos com a função de receber as notificações, além de realizar a manutenção da lista de espera dos receptores e a distribuição de órgãos e tecidos para realizar os transplantes. Com a parceria, a instituição visa alertar as pessoas sobre a necessidade da doação, explicar os métodos que são utilizados e falar a respeito das doenças que levam a uma indicação de transplante.

“Para ser um doador, basta informar à família o desejo de doar os órgãos em caso de morte encefálica, já que só pode ocorrer com a autorização expressa dos familiares. Com a morte encefálica, rim, pulmões, fígado, coração, pâncreas, intestino, córnea, pele, ossos, veias, tendões e cartilagens podem ser doados a alguém que necessita de um transplante e está na fila de espera”, afirma a assistente social Theresa de Lisieux Ferro.

De acordo com a coordenadora do curso de Serviço Social, Maricelly Costa, essa ação será realizada nas salas de aula durante toda a semana. “Na segunda-feira, os alunos do quinto e sexto período receberam a visita da Theresa e sua equipe. Na terça e quarta, será a vez dos alunos do terceiro e quarto período. É uma ação que visa esclarecer as questões mais frequentes sobre doação de órgãos. Precisamos informar as pessoas como ser um doador”, explica a coordenadora Maricelly Costa.

Quando os médicos indicam um transplante?

Os transplantes apenas são indicados quando todas as outras terapias foram consideradas ou excluídas. Nesses casos, em geral, os transplantes constituem-se a única alternativa de sobrevivência e/ou de melhoria da qualidade de vida.

Os transplantes são indicados para resolver os problemas de mau funcionamento de um órgão.

Compartilhe: