MENU

Saiba como se preparar para entrevista online

A entrevista virtual ou online tem sido um dos principais meios de contato com candidatos em processos seletivos em razão da Covid-19

às 20h24
Fonte: Getty Images
Fonte: Getty Images
Compartilhe:

Já bastante utilizada por recrutadores, a entrevista virtual ou online tem sido um dos principais meios de contato com candidatos em processos seletivos em razão da Covid-19

Presencial ou online? O fato é que entre as adaptações provocadas pela pandemia da Covid-19, as entrevistas virtuais se intensificaram nos processos seletivos e assim como nos encontros presenciais com os recrutadores, é importante manter o foco e se preparar para a avaliação realizada a distância.

O candidato a uma vaga deve ter em mente que essa preparação deve ser feita com antecedência, e além dos cuidados com a oratória ou a aparência, é preciso testar a tecnologia que será usada para a entrevista online. Isso é importante, já que há várias ferramentas disponíveis e cada empresa optou por utilizar uma. Então, assim que receber a orientação do recrutador sobre qual plataforma e o link a ser utilizado, o ideal é testá-lo antes para se certificar que o seu computador ou celular está apto.

Outra dica é reservar um local adequado para se estar no momento da entrevista virtual. É preciso um espaço onde o candidato esteja concentrado, sem interferências externas, como por exemplo, crianças correndo na sala ou então, pessoas na cozinha batendo panela.

“Caso a pessoa não tenha um local adequado em casa, é interessante reservar uma sala de reunião em um coworking, onde você possa sentar, que faça silêncio, tenha temperatura adequada, e assim você possa se concentrar nas perguntas do recrutador”, destaca a gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado.

E não é porque você está participando de uma entrevista em vídeo, que você pode estar vestindo qualquer roupa. “Esse cuidado com a aparência deve ser o mesmo adotado em uma entrevista presencial, ou seja, além da roupa, se preocupe em arrumar o cabelo, fazer a barba no caso dos homens, usar uma maquiagem leve no caso das mulheres, enfim, esteja apresentável”, orienta a especialista em carreiras.

Se expresse de forma clara e objetiva, demonstre o que você quer, aproveite também para tirar dúvidas a respeito da vaga, como local de trabalho, remuneração, atividades que serão realizadas, principalmente se você estiver empregado e pleiteando uma oportunidade melhor.

“Outro cuidado é em relação ao celular, que também deve estar silencioso. Além disso, tire as notificações para não correr o risco de interferências sonoras durante o bate-papo. Mostre uma postura profissional, interaja com o recrutador, sente com uma postura adequada, mostre naturalidade e tranquilidade”, enfatiza Janaína Machado. 

Ascom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: