A previdência privada é uma aposentadoria fiscalizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e é complementar a aposentadoria pública organizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Nessa modalidade de aposentadoria, o contribuinte tem a possibilidade de escolher o plano e o valor escolhido, sendo R$ 100,00 o menor valor ao ano. E claro, o valor recebido será proporcional ao que foi contribuído ao longo da vida.
No Brasil, existem duas formas de previdência privada, as de Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) que é a mais comum entre os brasileiros, onde o valor é abatido no imposto de renda. Essa forma de contribuição é conhecida como declaração completa; Já a outra forma é a Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), essa não é abatida no imposto de renda, e geralmente é usada por quem decide fazer a declaração simplificada.
Para contribuir com a previdência privada, é importante ter em mente que é um investimento a longo prazo. E você pode realizar sua contribuição fazendo os seguintes passos: Entrar no site da Susep > Verificar quais entidades oferecem planos de previdência privada > Escolher seu plano conforme PGBL ou VGBL.
Para saber mais acesse: Página Inicial (susep.gov.br).