Todo acadêmico busca formas de potencializar seu currículo, ampliar suas experiências e vivências durante a graduação e ainda se destacar no mercado de trabalho recém apresentado, e assim, diversas atividades extracurriculares são realizadas, incluindo os projetos de pesquisa.
As iniciações científicas são ótimas atividades, e quando descritas de maneira correta em seu currículo, ela pode ser um diferencial e te ajudar em seleções e se destacar no mercado. Por isso, iremos te ajudar a descrever essa atividade de maneira correta.
A primeira coisa que você deve fazer é relatar suas habilidades potencializadas, e se houver, as novas desenvolvidas durante essa atividade. Depois, é o momento de descrever sobre o projeto de pesquisa; informar a instituição de ensino; se você é ou foi bolsista; nome do trabalho juntamente com a data de término e orientador. É muito importante destacar de 4 a 5 pontos relevantes desse projeto.
Vale lembrar que a iniciação científica pode ser apresentada tanto como experiência profissional quanto acadêmica, o que vai influenciar onde ela deve ser colocada é a área de atuação que você deseja seguir. Se deseja seguir na área acadêmica, então coloque como experiência profissional, e se seu desejo for outras áreas, coloque como experiência acadêmica.
Outra forma de inserir essa atividade é criando uma seção especial descrevendo essas atividades, com locais e resultados obtidos, se já houver mais de três publicações, crie uma área especial para falar sobre esses artigos ou livros de forma específica.