MENU

Saiba aqui as principais partes de um pré-projeto de pesquisa

Documento acadêmico é essencial para a entrada em cursos de Mestrado e Doutorado

às 11h40
Compartilhe:

A pesquisa acadêmica é parte essencial na pós-graduação Scrito Sensu, constituída de cursos de mestrado e doutorado. Durante o tempo de curso, além das aulas, estudantes devem realizar pesquisa a partir de um pré-projeto de pesquisa apresentado nos processos seletivos. Geralmente um pré-projeto é constituído das seguintes partes:

Introdução/Apresentação: é a porta de entrada para a sua ideia. Aqui a pessoa que escreveu o projeto deve trazer informações essenciais e contextualizadas sobre o tema que se quer pesquisar. Dados e fatos informativos podem ser essenciais nessa parte deixando o texto mais interessante e consistente.

Fundamentação Teórica: também conhecido como referencial teórico, nesta parte deve ser apresentado o que já se tem escrito sobre o tema (estado da arte) como também outros autores e pesquisadores que dialoguem com o que pretende ser pesquisado.

Justificativa: explicar e convencer da importância da pesquisa para a área de estudo, para o programa de pós-graduação e também para a sociedade.

Metodologia: apresentar as ferramentas e o caminho que será usado para se chegar no resultado final da pesquisa.

Cronograma: nesta parte a pessoa deve especificar o que fará da pesquisa durante os dois anos (no caso do mestrado) e quatro anos (doutorado). Esta etapa é essencial para que a banca avaliadora entenda se a pesquisa conseguirá ser feita dentro do prazo.

SOTEPP

Na Unit Alagoas, há o Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (Sotepp) que contempla diversas ciências humanas, tecnológicas e sociais aplicadas, conjugando perspectivas que não se encontram reunidas noutros cursos disciplinares e apoiados em outras áreas do conhecimento como engenharias e saúde pública.

O edital para a seleção 2022 está com publicação prevista para este mês.

Compartilhe: