MENU

Quer participar da Liga Acadêmica de Psicanálise? Saiba como.

Inscrições para novos integrantes estão abertas e podem ser feitas on-line no Instagram da Liga @lapsiunital

às 13h52
Compartilhe:

As ligas acadêmicas são uma estratégia extracurricular, com o objetivo de promover um aprofundamento teórico-prático das atividades aprendidas em sala de aula, e busca complementar a formação do aluno. E investir na participação em uma liga acadêmica, como atividade extracurricular e complementar, é um grande diferencial na vida acadêmica.

A Liga Acadêmica de Psicanálise (LAPSI) do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) está com inscrições abertas para novos integrantes. Para se inscrever é necessário acessar o edital disponível no Instagram @lapsiunital. Podem participar alunos regularmente matriculados em qualquer curso de Instituição de Ensino Superior, cursando entre o 3º e 8º período.

Conheça a Liga de Psicanálise:

A Liga Acadêmica de Psicanálise teve início na metade de 2019, por meio da ideia de uma ex-aluna de psicologia, que percebeu a necessidade de desenvolver ainda mais as temáticas da Psicanálise dentro da Universidade. Partindo desse pressuposto, junto a professora psicanalista Gabriela Moura e outros alunos foi criada a liga acadêmica, em meio a correrias dos prazos preestabelecidos pelo edital da Universidade Tiradentes (UNIT-AL), no decorrer do mesmo ano, foi convidada a professora psicanalista Luciana Andrade para colaborar com a orientação deste projeto.

A primeira reunião oficial da liga foi realizada no dia 16 de Agosto de 2019, e a partir desse encontro foi pensado no primeiro evento proposto pela Liga seria uma aula inaugural oficializando o início dos trabalhos da LAPSI, com a temática da formação em psicanálise que foi no dia 09 de setembro do mesmo ano. Esse evento foi aberto ao público para inscrições no dia 31 de agosto e a partir do dia 2 de setembro as inscrições foram esgotadas, percebendo assim a curiosidade dos estudantes universitários acerca da psicanálise.

Além desse evento, em 2019 tivemos processo seletivo, roda de conversa sobre a crise suicida e o adoecimento social, Feivest com a sala do inconsciente, aula aberta sobre introdução a psicanálise e cine psicanálise com um episódio da série Black Mirror. Sendo assim um início muito proveitoso tanto para os ligantes quanto para os interessados pela psicanálise.

No ano de 2020, foi proposto o evento de Psicanálise e psiquiatria e teve início o grupo de estudos (GEPSI). Antes da pandemia, foi iniciado o processo seletivo que conseguiu ter resultado em 2020.2, devido às contingências da situação mundial e das mudanças exigidas neste momento. Após esse novo processo seletivo, criamos diversos eventos, dentre eles participamos da Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes (SEMPESQ) que abordou os fundamentos básicos da Psicanálise, o evento “Psicanálise, sofrimento e racismo” e a nossa Jornada de psicanálise com a temática: Lacan sem “Lacanês”.

Neste ano, começamos com mais um evento que teve a temática: Psicanálise no Hospital, e devido às mudanças ocorridas na gestão da liga, estamos percebendo a necessidade da entrada de novos ligantes. 

Compartilhe: