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Publicidade e propaganda: meio caminho entre o público e o produto

Desenvolver marcas, promover produtos e disseminar ideias são tarefas do profissional de Publicidade

às 21h02
A carreira de Publicidade exige criatividade, dedicação e conhecimento para gerar ideias que ajudem a comunicar um produto, serviço ou mensagem (Pixabay)
A carreira de Publicidade exige criatividade, dedicação e conhecimento para gerar ideias que ajudem a comunicar um produto, serviço ou mensagem (Pixabay)
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A publicidade está voltada para o bem social comum, como uma campanha de vacinação. A propaganda fala de uma marca de vacina específica, tentando convencer na sua escolha. Essa diferenciação conceitual é utilizada na graduação, para esclarecer os termos que, unidos, identificam a profissão que é uma das habilitações da Comunicação Social.

Na atuação profissional nem sempre se observa essa diferenciação, mas sim a sua prática como um conjunto de atividades que vão tentar influenciar pessoas, geralmente com objetivo comercial. É uma atividade remota. Vestígios arqueológicos demonstraram que na Roma antiga já se fazia publicidade, com tabuleiros, anunciando combates de gladiadores. 

De modo profissionalizado é bem mais recente. E com a hiperconexão se diversificam os segmentos de trabalho deste profissional, que hoje domina os meios digitais, como as redes sociais, que são muito utilizadas para atingir fins publicitários e mercadológicos. 

Comunicação e persuasão

O publicitário domina técnicas de informação e, principalmente, de persuasão. Ele faz isso por meio de anúncios ou campanhas publicitárias em meios impressos como, jornais, revistas e panfletos; nos eletrônicos e digitais, como televisão e redes sociais; ou mesmo em área externa, com os outdoors. 

No atual cenário é preciso estar atento a uma mudança profunda nos hábitos sociais e de consumo que vão conduzir as ações e campanhas publicitárias. O consumidor passa mais tempo online e tem reduzido o consumo de itens considerados supérfluos e começou a focar no mais essencial. O publicitário precisa acompanhar os novos interesses de seu público.

É uma profissão muito associada à criatividade e à arte. Além disso, requer um amplo conhecimento geral para lidar com diferentes públicos. Atua dentro de agências publicitárias ou empresas, integrando o departamento de Marketing ou Comercial junto a outros profissionais do segmento. 

Entre os melhores cursos do país

O curso de Bacharelado em Publicidade e Propaganda é oferecido pela Unit em Sergipe e Alagoas, com duração de quatro anos. Ao longo dos anos a graduação tem ajudado a lapidar e revelar verdadeiros talentos, que se destacam no mercado nordestino e brasileiro.

A Unit possui uma infraestrutura de alta tecnologia para os alunos, com laboratórios que permitem o exercício e a prática de toda teoria vista em sala de aula. Além de professores qualificados, mestres e doutores habilitados a áreas específicas, que primam pela qualidade das atividades acadêmicas desenvolvidas.

Comunicação social e disciplinas teóricas são a base da graduação. É preciso ter gosto pela leitura para ampliar o conhecimento geral sobre o mundo. Os publicitários são preparados para desempenhar um papel muito importante na relação de marcas, produtos, serviços e empresas com o mercado e a sociedade. 

Funções dentro de uma agência

Quando formado na área, o profissional pode desempenhar diferentes funções dentro de uma agência publicitária, confira algumas delas: 

Criação – É o setor responsável pelo conteúdo e forma do produto final da agência, o anúncio, a peça publicitária. Fazem parte dele o Redator publicitário (ligado ao texto) e o Diretor de arte (Ligado à imagem). 

Produção – Responsável por produzir eventos, campanhas ou peças promocionais e publicitárias, utilizando-se dos fornecedores. 

Atendimento – Ele interpreta as necessidades do cliente para a agência e leva as sugestões da agência para ele. É responsável pela harmonia entre os setores, fazendo com que cada um deles funcione de forma correta.

Mídia – Faz a seleção dos veículos de comunicação de acordo com uma definição do público-alvo, levando em conta a classe socioeconômica, faixa etária etc. Define onde a verba do cliente vai ser aplicada.

Administrativo – Organiza os recursos financeiros da agência, controlando os gastos da empresa. Esse setor também é responsável pelas políticas internas de marketing e recursos humanos. 

O campo do publicitário é vasto e permite a construção de uma carreira promissora em diferentes setores. Estes são apenas alguns exemplos, mas não são as únicas atividades possíveis. Pesquisar por profissionais da área pode te dar uma ideia mais clara de como é a atuação no mercado de trabalho.

Asscom | Grupo Tiradentes

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