MENU

Psoríase: o que é, diagnóstico e tratamento


às 19h01
Compartilhe:

A Psoríase é uma doença autoimune não contagiosa, que ocorre quando o próprio corpo começa atacar as células dermatológicas, causando várias lesões pelo corpo. Ela acontece em jovens adultos na maioria das vezes, mas não é uma regra, podendo acometer qualquer gênero em qualquer faixa etária. 

Os fatores causadores são diversos, envolvendo fatores genéticos, psicológicos, estresse, uso de certos medicamentos e até mesmo de bebidas alcoólicas. E ela é caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas, geralmente com formação de placas no couro cabeludo, cotovelo e joelhos.

Embora não tenha cura e nem forma de prevenir, o tratamento dessa doença tem evoluído muito nos últimos anos, sendo possível controlar a reincidência. O diagnóstico é feito através de consultas ao dermatologista, após isso, o paciente faz uso de remédios orais,  injetáveis e fototerapia.  

Os sintomas variam conforme o tipo de psoríase, e elas são: Psoríase em placas; Ungueal; Palmoplantar; Invertida; Artropática; Pustulosa; Gutata; Eritrodérmica. 

Alguns cuidados como: Hidratação da pele; Exposição moderada e segura ao sol; Evitar ingestão de bebidas alcoólicas e visitas regulares ao dermatologista são essenciais no controle da doença.

Compartilhe: