MENU

Psicóloga dá dicas para combater o estresse nos estudos

Organização é essencial para um bom desempenho e vivência universitária

às 20h39
Compartilhe:

A rotina acadêmica pode ser estressante, principalmente em épocas de provas e finais de período quando se tem uma alta carga de responsabilidade e demandas a serem cumpridas. Em celebração ao “Dia do Combate ao Estresse” comemorado hoje, a psicóloga do Napps da Unit Alagoas, Vanessa Ferreira faz algumas recomendações para evitar momentos de estresse durante o período letivo.

O primeiro ponto que Vanessa pontua é que o aluno tenha organização, pois é a partir dela que ele terá tempo para realizar suas atividades acadêmicas. “A organização é fundamental para que não haja acúmulo de atividades relacionadas à faculdade. É muito perceptível, por exemplo, alunos que apresentam ansiedade antes das provas, justamente por estar com muita coisa para dar conta e achar que não vai dar tempo”, comenta.

Outro hábito que precisa ser revisto é não deixar para estudar ou revisar o conteúdo na semana ou no dia que antecede a prova. “Esse é um costume que muitos alunos trazem da época do colégio, por exemplo, mas devido a quantidade ou complexidade do conteúdo visto na faculdade, é certo que essa “metodologia” não dará certo por muito tempo”, explica a psicóloga.

Vanessa destaca a importância de se investir em atividades de bem-estar como praticar exercícios físicos, ler ou assistir filmes; pois momentos como estes de relaxamento e descanso refletem na qualidade dos estudos e aprendizado. Atividades de meditação e Yoga também são recomendadas tanto para relaxar quanto para encarar momentos de estresse.

Compartilhe: