MENU

ProUni 2022 vai aceitar as notas das duas últimas edições do Enem

Mudança considerou o adiamento das edições de 2020 e 2021 do Enem, cujas notas são critérios de ingressos para concorrer às bolsas oferecidas através do ProUni

às 21h06
As notas das edições 2020 e 2021 do Enem serão usadas como critérios de ingresso na pré-seleção do ProUni em 2022 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
As notas das edições 2020 e 2021 do Enem serão usadas como critérios de ingresso na pré-seleção do ProUni em 2022 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Compartilhe:

Um decreto assinado neste sábado, 19, pelo presidente Jair Bolsonaro definiu que o Programa Universidade para Todos (ProUni) vai aceitar, dentre seus critérios de pré-seleção, as notas das edições 2020 e 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão, publicada pelo Diário Oficial da União, já entrou em vigor e vale inclusive para as inscrições do programa no período 2022-1, que começam nesta terça-feira, 22, e terminam na sexta, 25, às 23h59, através do site do programa no portal Acesso Único.

A mudança na chamada “Lei do ProUni”, que regula o programa, considerou o adiamento das duas edições do Enem, que tiveram suas datas alteradas em razão da pandemia do novo coronavírus. O objetivo, segundo o governo federal, é ampliar o leque de candidatos aptos para participar do programa, principalmente entre os estudantes de baixa renda, aumentando as possibilidades de ingresso no ensino superior

Os outros critérios de ingresso não mudaram: cada candidato deve ter nota igual ou superior a 450 pontos na média do exame, e sem ter zerado a redação. Ele também precisa ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada como bolsista integral. Outra regra é comprovar renda familiar bruta mensal. Para quem disputa as bolsas integrais (100% da mensalidade), ela deve ser de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.818,00). Já as parciais (50% da mensalidade) exigem renda máxima de 3 salários mínimos por pessoa (R$ 3.636,00). 

O ProUni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudos parciais (50%) e integrais oferecidas através do ProUni em faculdades e universidades privadas de todo o país. Entre elas, estão as instituições mantidas pelo Grupo Tiradentes, que oferecem um total de 1.054 vagas em suas unidades, incluindo 149 no Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), em Maceió, e mais 470 na modalidade de Ensino à Distância (Unit EaD) em polos situados nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia. 

Outras informações sobre o processo seletivo do ProUni 2022-1 podem ser conferidas em https://www.unit.br/prouni.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: